Os azulejos cerâmicos de Norma Tamaoki: essencialidade das formas e das estruturas cromáticas

Acervo Artístico: Emanuel von Lauenstein Massarani
26/11/2004 14:00

Compartilhar:

Colheita de cacau, obra doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/NormaTamaokiNyuu obral.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Norma Tamaoki Nyuul<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/NormaTamaokiNyuul.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A linguagem pictórica de Norma Tamaoki encontra o seu vigor artístico na preciosidade das cores, na essencialidade das formas e no sintético das estruturas sintáticas. As paisagens e as cenas que cria sobre azulejos de cerâmica são elaborados por meio da eliminação de todos os detalhes supérfluos.

A artista não descreve, mas sugere; não conta, mas evoca. Bastam-lhe poucos elementos para criar situações e condições sociais e existenciais. Os vultos de seus personagens são sempre indefinidos porque devem perder a própria individualidade para surgir como valor universal.

Após passar por diversas fases, Norma Tamaoki encontrou uma linguagem mais pessoal e mais cativante no uso de cores puras, estendendo linhas que atravessam a superfície de seus azulejos. Em suas obras, cada fato, cada acontecimento sai da crônica para entrar no mundo da história. E esse milagre é devido à força do estilo.

Verdadeiros símbolos de sentimentos e sensações, suas criações se encontram a meio caminho entre a concretização de uma lembrança fixada na memória e a livre expansão do seu inconsciente primitivo, sustentado por um evidente sentido de configuração.

Colheita de cacau, obra doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, é um quadro composto sobre quatro azulejos cerâmicos pintados através da técnica de corda seca, onde a narração de Norma Tamaoki é valorizada por cores fortes, bem ambientadas ao clima do sul da Bahia, sua terra natal.

A Artista

Norma Tamaoki Nyuul, pseudônimo artístico de Norma Lúcia Gomes Tamaoki, nasceu em Ibicuí, Bahia, em 1950. Realizou vários cursos na área de cerâmica, especializando-se em diversas técnicas, com destaque para a pintura escorrida, escavação em argila e pintura de corda seca. Desde 1997 é professora do curso de pintura em cerâmica na Associação Atlética Banco do Brasil.

Participou de diversas exposições individuais, notadamente: Galeria de Arte da AABB, SP (1993 a 1997); Espaços Culturais do Banco do Brasil, SP (1993) Cesec-SP; Espaço Cultural do Centro Empresarial, SP (1993, 1999 e 2002); Espaço Cultural Jaakko Poyry, SP (1994); Espaço Cultural Rhodia, SP; Espaço Cultural Sabesp; Espaço Cultural Amex/Sollo, SP; Espaço Cultural do Banco Francês e Brasileiro, SP; Oficina de Artes da Associação Atlética Banco do Brasil; Galeria Satélite, Itanhaém, SP (1996); Galpão das Artes; Associação dos Funcionários da Câmara Municipal, SP (1997); "Nossa Cidade", Museu de Arte de São Paulo, SP (2003) e Espaço Cultural V Centenário da Assembléia Legislativa (2004).

Suas peças em cerâmica são utilizadas freqüentemente em cenários e programas das diversas televisões brasileiras e são encontradas em diversas coleções particulares e oficiais no exterior e no Brasil, no Acervo Artístico da Assembléia Legislativa.

alesp