Comunidade debate problemas relativos ao rio Paraíba do Sul


22/11/2006 15:57

Compartilhar:

Padre Afonso em visita à extração de areia no rio Paraíba do Sul <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/pafonso1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Padre Afonso preocupa-se com a ocupação desordenada das áreas de várzeas na bacia do Paraíba do Sul<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/pafonso2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Representantes de diversas entidades ambientais e governamentais vão debater nesta quinta-feira, 23/11, os problemas relativos ao rio Paraíba do Sul. O encontro será no salão social da Comunidade Assistencial Bom Pastor, em Taubaté, e discutirá questões relativas à mineração de areia, invasão das várzeas por empreendimentos imobiliários e a poluição das águas. O evento foi organizado pelo deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV) com o objetivo de mobilizar a sociedade em busca de mecanismos de proteção ambiental, principalmente porque os municípios têm até o final do ano para finalizar seus respectivos planos diretores e leis de estruturação urbana, entre as quais a Lei de Uso e Ocupação do Solo.

O deputado observa que esses problemas têm afetado diretamente pequenos e médios produtores rurais da região, comprometendo algumas culturas de arroz e de entressafra. Já em relação à especulação imobiliária, Padre Afonso diz que pretende reivindicar junto ao governo do Estado a transformação das várzeas do rio Paraíba do Sul em Áreas de Proteção Ambiental (APA). "Essa ocupação tem provocado a impermeabilização do solo e o comprometimento do ecossistema do rio, com sérios riscos ambientais e agrícolas", ressaltou.

A preocupação com a degradação do rio tem sido constante na atuação parlamentar de Padre Afonso, tanto que acompanhou insistentemente e cobrou agilidade do governo nas obras em andamento da primeira estação de tratamento de esgotos (ETE) para o complexo Taubaté-Tremembé. Segundo o deputado, esse encontro é importante para mobilizar a sociedade e tirar diretrizes contra a poluição que ameaça as várzeas. "Preservar o rio é garantir a vida", acrescentou. Foram convidados representantes de diversas entidades, como o DPRN (Departamento de Proteção de Recursos Naturais), o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), além de organizações não governamentais.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp