Lula chega à Presidência no Brasil


28/10/2002 18:12

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

O Brasil consolidou uma virada para a esquerda neste domingo ao eleger para a presidência Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores - um ex-metalúrgico, líder sindical e prisioneiro político que jamais ocupou um cargo executivo. A vantagem de votos de Lula foi a maior de toda a história brasileira e os cerca de 53 milhões de votos que obteve superaram as marcas do presidente Bush e de Al Gore em 2000, garantindo-lhe um respaldo incontestável para comandar o mais populoso país latino-americano. Essa vitória de Lula provavelmente também surtirá efeitos no exterior e fortalecerá a esquerda em toda a América Latina.

A disposição dos brasileiros para eleger um presidente da classe trabalhadora pela primeira vez em sua história tornou-se clara já no primeiro turno, realizado no dia 6 de outubro, quando Lula por pouco não conquistou a maioria absoluta para evitar um confronto final contra Serra. Mas a "onda vermelha" que, de acordo com alguns analistas políticos, tomaria conta do Brasil no domingo não se concretizou, pois seus apoiadores não tiveram o mesmo bom desempenho. Embora o Partido dos Trabalhadores tenha conquistado um grande número de cadeiras no Congresso no primeiro turno, seus candidatos aos governos estaduais não se saíram bem nas disputas do segundo turno. Como resultado, os cinco principais governos entre os 27 estados brasileiros serão controlados por outros partidos.

Ainda assim, a esmagadora vitória de Lula o torna o primeiro presidente de esquerda em mais de 40 anos e o primeiro a chegar ao cargo pelo voto direto.

Lula, que completou 57 anos no domingo, nasceu em Caetés, no Estado de Pernambuco. Seu pai e sua mãe eram camponeses, mas aos sete anos de idade foi trazido pela mãe para São Paulo, para onde seu pai se mudara anteriormente e trabalhava como estivador.

Mas em São Paulo a família não se livrou da pobreza. Como recordou Lula ao final de um debate televisivo ocorrido na noite de sexta-feira, ele morou em um barraco por um certo período, "e não é nada agradável morar ali". Aos 12 anos, começou a trabalhar por tempo integral, inicialmente como office boy e depois em uma usina metalúrgica, aonde perdeu parte do dedo mínimo da mão esquerda em um acidente de trabalho.

Em 1975, Lula tornou-se presidente do sindicato dos metalúrgicos em São Bernardo do Campo. No final da década de 70, comandou uma série de greves que o transformaram em figura nacional e o levaram à prisão pelo regime militar de direita que à época comandava o país. Libertado em 1980 após uma campanha mundial em que foi classificado como "o Lech Walesa brasileiro", Lula fundou meses depois o Partido dos Trabalhadores ao lado de um grupo de intelectuais, líderes sindicais, clérigos da Teologia da Libertação e ambientalistas. Enquanto esquerdistas de países vizinhos como Colômbia e Peru aderiam a movimentos guerrilheiros, o Partido dos Trabalhadores cultivou a paciência e aprendeu com os erros, obtendo resultados eleitorais cada vez melhores.

alesp