Sindicato das funilarias e oficinas mecânicas pede apoio a deputado


16/12/2008 16:16

Compartilhar:

Deputado Paulo Alexandre Barbosa e dirigentes do sindicato dos funileiros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/PAULO ALEX FUNILARIAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) recebeu na segunda-feira, 15/12, diretores do Sindicato da Indústria de Funilaria e Pintura do Estado de São Paulo (Sindifupi). A reunião ocorreu no escritório político do parlamentar, com a presença de Valdair Coelho Elias, o Zinho, e Miguel de Jesus Filho, que também representam a Associação das Oficinas Reparadoras de Veículos da Baixada Santista.

No encontro, os diretores pediram o apoio do deputado às ações do sindicato para garantir o direito dos consumidores nas questões relacionadas ao seguro de automóveis. Na opinião dos sindicalistas, algumas práticas adotadas pelas seguradoras lesam os proprietários de veículos.

"Hoje, são apenas 12 oficinas credenciadas pelas seguradoras. Um número muito baixo, considerando que existem 1.200 estabelecimentos na Baixada Santista. Já denunciamos essa situação ao Ministério Público, mas o problema persiste. Por isso, pedimos a ajuda ao deputado", explicou Jesus Filho.

De acordo com levantamento feito pelo Sindifupi, cinco em cada dez oficinas atuam de forma clandestina na região. Elas deixam de recolher os impostos estaduais e municipais. "Isso vem acabando com o setor de reparação. Muitos preferem trabalhar na ilegalidade, o que também prejudica o mercado de trabalho", ressaltou Zinho.

Outro ponto discutido foi o projeto para capacitação profissional na área de funilaria e pintura, em parceria com o sindicato. A proposta também prevê a formação da mão-de-obra entre os adolescentes em situação de vulnerabilidade social. "É uma idéia bastante interessante, pois ajudará na formação de jovens que buscam uma oportunidade de trabalho. Vamos detalhar esse projeto para poder colocá-lo logo em prática", disse Paulo Alexandre Barbosa.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp