Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Stella Gomide consegue conciliar no plano pictórico os conceitos de "finito" e "infinito"


09/10/2008 17:07

Compartilhar:

Díptico Ibirapuera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/ibirapuera.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Stella Gomide<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/Stella Gomide colorida.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As obras de Stella Gomide reúnem, de modo quase enigmático, a solução gradual de uma precisa tese filosófica, onde consegue conciliar no plano pictórico os conceitos de "finito" e "infinito", no constante respeito às suas intrínsecas dimensões.

Suas telas não se limitam à simples representação estática dos dois conceitos, mas também, por fases sucessivas, põem em evidência a dinâmica dentro das quais evoluem na busca de um ponto de encontro.

O perfil da cidade com seus edifícios, seus parques, suas casas e suas árvores são pretextos que se inserem num contexto de uma paisagem impressionista, em outras ocasiões geométrica, onde traço e cromatismo exprimem uma visão de mundo que a artista possui dentro de si.

Sobre a tela, os gestos comedidos de Stella Gomide se carregam de lirismo, o tom pacato e tranqüilo se torna uma mensagem de amor pela temática escolhida, onde seu pincel acaricia a tela através de cores suaves.

A artista tem uma preferência pela paisagem que pinta da realidade, embora às vezes se abandona a composições de fantasia. Se suas obras revelam candura e pureza, seja no traço e no enquadramento, na cor reafirmam habilidade de "metier".

O díptico "Ibirapuera", doado ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, é revelador de que somente quem possui uma profunda sensibilidade pessoal e artística consegue pintar composições luminosas e transparentes que superam os limites da própria tela.



A artista



Stella Gomide, pseudônimo artístico Maria Stela Junqueira Gomide, nasceu em São Paulo. Formou-se em desenho e artes plásticas pela Universidade Mackenzie (1976) e Licenciatura pela Faculdade Santa Marcelina (1977).

Realizou cursos de desenho com Carlos Fajardo (1978 a 1982), com Cássio Michalany (1985 a 1988), no MUBE " Museu Brasileiro de Escultura (1991 a 1994), desenho livre e prática de desenho de modelo vivo , no Centro Cultural Vergueiro (1993 a 1996), pintura com Newmann Shutze (1997 a 1999) e com Maazo Rek desde o ano 2000.

Exerceu as funções de professora de artes na Escola Novo Esquema, São Paulo (1976 a 1978), no Colégio Miguel de Cervantes, São Paulo (1977 a 1984) e desenho e pintura para crianças, em seu Atelier (1984 a 1989).

Participou de diversas exposições coletivas e individuais, entre elas: Museu Brasileiro de Escultura (1994); Galeria Ligia Jafet, SP (1995); Faculdade de Direito do Largo São Francisco (1996); 2º Expoartes do Clube Helvetia. SP (2000 e 2004); Galeria Staroup Art Lofts. SP; 4º Expoartes do Clube Helvetia. SP; VIII Salão Interclubes de Artes Plásticas (ACESC) (2003); Mostra de Artes da Granja Viana, SP; "The House", SP;

ARQLUX, SP (2005); "Mulheres", Espaço The Bridge, British Council, SP; Espaço Vila Uber, SP e IBAPE ( Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de SP, (2006).

Recebeu o 1º prêmio na Categoria"Pintura Moderna Figurativa" e uma menção honrosa na categoria "Desenho/outras técnicas", no 8º Salão Interclubes de Artes Plásticas.

Possui obras em coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp