A Estância Hidromineral de Águas de Santa Bárbara

Estâncias Paulistas
14/07/2010 15:54

Compartilhar:

Cachoeira Águas de Santa Bárbara<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/Cachoeira_Aguas_S_Barbara.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Situada às margens do Rio Pardo, a Estância de Águas de Santa Bárbara é uma cidade tranquila e acolhedora que possui um clima agradável o ano todo. Suas ruas arborizadas, recantos e cachoeiras fazem com que a cidade seja uma referência de saúde e qualidade de vida. Situada às margens do rio Pardo, Águas de Santa Bárbara foi celebrizada por ser o local de tratamento do Conde Matarazzo. Ele sofria de uma doença de pele que nenhuma clínica dos Estados Unidos ou Europa conseguiu curar. Até que um dia foi a Stutgard, na Alemanha, para fazer tratamento. Durante a viagem, foi surpreendido pelo médico que o atendeu: "Mas o senhor não mora no Brasil? A melhor água para seu tratamento está em Santa Bárbara do rio Pardo". O conde iniciou então o tratamento e, meses depois, já estava totalmente livre da moléstia que havia muito o acompanhava.

A água mineral possui efeito terapêutico comprovado cientificamente, através de milhares de pessoas que visitaram Águas de Santa Bárbara para curar seus males. Doenças de pele, como eczema úmido ou seco, urticária, intoxicações exógenas, edemas locais e psoríase, em muitos casos encontram cura definitiva através de banhos ou ingestão de água. Com a ingestão frequente da água, desaparecem as perturbações no aparelho digestivo, fígado e intestinos. Elimina ácido úrico e as toxinas sanguíneas e recobra a vitalidade dos órgãos e tecidos. Atualmente, três marcas de água são envasadas na estância de Águas de Santa Bárbara.

Fundada em 20 de abril de 1868, por Francisco Dias Batista e Pedro Dias Batista, como distrito São Domingos, Santa Bárbara do Rio Claro foi transformada em estância hidromineral em julho de 1978, por existirem vários rios que cortam o município: rio Pardo, afluente rio Novo, rio Claro e outros. Desde então, a cidade passou a se chamar Águas de Santa Bárbara.

Águas de Santa Bárbara é um dos 11 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo Estado de São Paulo por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por lei estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de estância hidromineral, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.



História



No século 19, as famílias de Pedro Dias Batista e Marques do Vale saíram do Estado de Minas Gerais em direção às terras do Vale do Rio Pardo, levando muitos escravos. Apossaram-se de vasta área territorial ao longo do vale e iniciaram a derrubada da mata, enfrentando índios. Assim teve início a fundação da Freguesia de Santa Bárbara.

Desde aquela época, já se fazia uso da água de uma fonte conhecida como Poço Quente ou Água Virtuosa, devido à caloria da água e seu efeito terapêutico. Conta-se que os escravos iam ali lavar as feridas oriundas das chicotadas, frieiras dos pés, lavavam também feridas do lombo dos cavalos e burros provocadas pelos arreios, que logo cicatrizavam. Antigos moradores dizem que seus avós presenciaram esses fatos e que também nas proximidades das fontes haviam muletas jogadas. Isso porque os escravos tomados pelo reumatismo usavam-nas para ir até a fonte, onde se banhavam, e com o tempo saravam, deixando ali o madeiro.

No final do século passado, as duas famílias fundadoras do povoado, proprietários desta grande área, doaram para a diocese de Botucatu uma gleba de terras no local da freguesia de Santa Bárbara. Passados alguns anos, o bispo de Botucatu contratou o engenheiro Constantino Mosca, residente em São Paulo, para lotear a área e, depois, vender os lotes para quem já possuía suas casas. Ao ver o movimento de pessoas vindas de outras regiões a procura daquela água, Constantino Mosca pediu que a forma de pagamento de seu trabalho fosse a reserva de um lote de terras, com a área de um alqueire, em torno do Poço Quente.

De posse do terreno, levou para São Paulo a água e mandou analisá-la. Posteriormente, chamou especialistas para fazeram análise in loco, que constatou ser água mineral. Um deles, muito entusiasmado, exclamou: "Esta é a melhor água do mundo!". Em 1938, o interventor do Estado, Adhemar de Barros, comprou a área do balneário, passando-a para o patrimônio público do Estado. Em 1963, o governo do Estado iniciou a construção do atual balneário, dotado de banhos de imersão, saunas e duchas escocesas.



Atrações



A cidade de Águas de Santa Bárbara possui três tipos de unidade de conservação: a área de preservação ambiental (APA); a Estação Ecológica, onde localiza-se o trevo de acesso no km 288 da Via Castelo Branco; e a Floresta Estadual; além de mais 2,7 mil hectares de área verde.



Parque das Águas



Implantado no centro de uma área verde de 95 mil m², onde a beleza da trilha, rio e lagos ornamentais são complementados por um harmonioso projeto arquitetônico, o parque das Águas tem as seguintes atrações: balneário municipal com águas medicinais, banhos de imersão e ofurô, saunas seca e a vapor, duchas escocesa e circular, e piscina com hidromassagem.



Cada do Artesão



A Casa do Artesão da estância hidromineral de Águas de Santa Bárbara foi criada em 2003. Importante referência do artesanato da cidade, ela está localizada no centro da cidade (rua Henry Dyna, 103). Encontram-se inúmeras opções de artesanato: peças em madeira, óleo sobre tela, bordados, tricôs, velas e sabonetes artesanais, entre outros. Formada pelos artesãos do município, a casa já é um dos locais mais procurados pelos turistas e visitantes da estância. Funciona de segunda à sábado, das 9h às 18h. Aos domingos, das 9h às 12h.



Localização



A estância hidromineral de Águas de Santa Bárbara está localizada às margens do rio Pardo, 295 km a oeste da capital, com acesso pelas rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares. Faz limite com os municípios de Iaras, Agudos, Santa Cruz do Rio Pardo, Óleo, Manduri, Cerqueira César e Lençóis Paulista.

alesp