Comissão de Serviços e Obras define agenda para oitiva sobre acidente no Metrô

Secretário dos Transportes e presidente do Metrô serão convidados para participar de audiências públicas
23/01/2007 16:46

Compartilhar:

Deputados Orlando Morando e Sebastião Arcanjo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SERV OBRAS 031MARCO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Serviços e Obras Públicas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SERV OBRAS 029MARCO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Serviços e Obras Públicas reuniu-se, sob a presidência do deputado Sebastião Arcanjo (PT), nesta terça-feira, 23/1, para definir agenda de oitivas de representantes de segmentos envolvidos no acidente ocorrido no último dia 12/1, na linha 4 (amarela) do Metrô.

Os deputados decidiram formular convites para que aconteçam quatro audiências públicas. No dia 30/1, será ouvido o presidente do Metrô, Luiz Carlos David. No dia 1º/2, será a vez dos representantes das empresas que integram o Consórcio Via Amarela. No dia 6/2, membros da sociedade civil que sofreram perdas e danos no acidente, técnicos do IPT e metroviários farão seus depoimentos. E, no dia 8/2, a comissão ouve o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella Pereira.

Antes da realização das audiências, a comissão vai solicitar cópias dos contratos referentes às obras da linha 4, para que possam ter informações que embasem o debate.

A comissão ainda aprovou convite ao ex-secretário dos Transportes, Dario Rais Lopes, para falar sobre as obras do Rodoanel, implementadas em sua gestão.

Assistiram aos trabalhos o presidente do Sindicato dos Metroviários, Flávio Godoi, e a presidente do Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Humana, Rose Nogueira, entre outros representantes de segmentos interessados no tema.

Ao final da reunião, o deputado Simão Pedro (PT) falou com a imprensa e informou que está colhendo assinaturas para a instalação de uma CPI para investigar possíveis irregularidades nas obras da linha 4. "Desde o ano passado venho pedindo providências para que sejam investigadas irregularidades nessas obras." Segundo Simão, a CPI tem de ser instalada antes do final desta legislatura, que se encerra em 14/3.

Flávio Godoi também conversou com a imprensa e disse que a instalação da CPI é fundamental para a apuração dos fatos. "Claro que audiências públicas serão importantes, mas a CPI tem poder decisório muito maior", afirmou Godoi, lembrando que o Sindicato dos Metroviários vem denunciando problemas nas obras da linha 4 há dois anos.

alesp