Audiência de Catanduva superlota a Câmara Municipal

Audiência Pública em Catanduva - TEXTO FINAL
06/10/2005 20:39

Compartilhar:

Cidade de Catanduva <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CATANDUVACIDADE52.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Câmara Municipal de Catanduva <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CATANDUVAGERAL36.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da 36a audiência pública, realizada nesta quinta-feira, 6/10, pela Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CATANDUVAMESA42.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O número de cadeiras da Câmara Municipal de Catanduva (200 assentos) não foi suficiente para abrigar o público que compareceu a 36a audiência pública, realizada nesta quinta-feira, 6/10, pela Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa com o objetivo de recolher sugestões ao orçamento estadual para 2006. Coordenou os trabalhos o vice-presidente da CFO, Enio Tatto (PT), acompanhado pelo o 2o secretário da Assembléia, Geraldo Vinholi (PDT), a deputada Beth Sahão (PT), o prefeito de Catanduva, Afonso Macchione Neto, o presidente da Câmara, Daniel Palmeira, e o prefeito de Paraíso, Gilberto Galbeiro.

Educação em peso

Grande parte do público foi composta por representantes de segmentos da Educação. O primeiro a falar foi o diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza, Eros Ronan. Ele protestou contra a manutenção do veto às emendas da Educação. Uma das faixas dizia: "Escola bonita, salário feio", em referência à expansão de ensino tecnológico com a construção de novas unidades da Fatec, nas quais os professores continuam a receber baixos salários.

Pedro Augusto Ávila, advogado, observou o contra-senso de um professor aposentado ganhar dois salários mínimos e um presidiário custar mais de três salários ao Estado.

Catanduva

Os vereadores de Catanduva foram sucintos nos pedidos. Luiz Pereira disse que a cidade deveria ser classificada como comarca de 3a entrância na reclassificação que vai ser implementada pelo governo do Estado. Fernando Pereira quer a despoluição do rio São Domingos. Newton Cândido quer implantação de curso de graduação à distância e um ônibus biblioteca para Catanduva. Nelson Lopes Martins falou em defesa da Fundação Padre Albino, instituição de ensino e hospital, que precisam de mais recursos para manutenção, num total de R$ 2 milhões.

Despoluição do São Domingos e recuperação de estradas

O vereador Marquinhos Ferreira, de Catanduva, reforçou o pedido de despoluição do rio São Domingos e a recuperação de estradas vicinais. O empresário José Alexandre Ronan enfatizou a questão das estradas.

Renato Frate, de Catanduva, reiterou as propostas de recursos para a Fundação Padre Albino, a recuperação de estradas, a despoluição do rio São Domingos e destacou a necessidade de mais verbas para a Apae.

Sebastião Bizarri, agricultor, reivindicou indenização a pequenos lavradores por perda de terra decorrente de quebra de safra.

O 1o secretario da Câmara de Catanduva, Vanir Braz, pediu mais recursos para a Apae e o diretor técnico do Pólo Regional Centro Norte, de Pindorama, Lúcio Martins, pediu mais atenção ao segmento agrícola.

O desmonte do funcionalismo foi a preocupação manifestada por Reinaldo Alves. Ele falou de projeto de lei complementar que extingue o Ipesp para professores, cabos e soldados, criando um novo fundo de contribuição. A matéria, segundo ele, põe por terra vários direitos dos funcionários públicos. Ele pediu também a criação de um posto de atendimento do Iamspe em Catanduva e protestou contra o veto às emendas da Educação na LDO 2006.

Márcia Furlan, vereadora de Urupês, inovou ao solicitar a extensão do Programa Viva Leite ao idoso. Em nenhuma audiência anterior tal pedido havia sido feito.

Cássio de Freitas, vereador de Novo Horizonte, pleiteou o asfaltamento da ligação de sua cidade ao rio Tiete e melhorias da estrada Catanduva - Novo Horizonte.

O presidente da Câmara de Novo Horizonte, Nelson Luiz Benevenuto, retomou a questão das vicinais, destacando a ligação entre seu município e Urupês. Solicitou também a construção de passarela para ligar os bairros de São José e Esplanada, sobre rodovia em Novo Horizonte, e benfeitorias em escolas técnicas estaduais.

Palavra dos componentes da mesa

O prefeito de Catanduva, Afonso Macchione Neto, destacou a demanda da despoluição do rio São Domingos, a repavimentação de estradas e a instalação de uma unidade do Bom Prato em Catanduva.

O prefeito de Paraíso, Gilberto Galbeiro, quer maior atenção para os assentados de sua cidade e para aqueles que perderam o emprego em decorrência do fim da colheita de cana. "É preciso melhorar o atendimento do Estado na assistência social."

O presidente da câmara local, Daniel Palmeira, entregou documento que solicita a recuperação de avenidas de Catanduva, bem como a construção de galerias pluviais.

Geraldo Vinholi, 1o secretario da Assembléia, disse que a audiência é uma experiência inovadora do Legislativo que vai permitir à região de Catanduva conquistar novos espaços. "É o momento de pedir mais dotação para investimentos na região, pois a partir deste orçamento será possível a apresentação de emendas pontuais."

Beth Sahão fez o encerramento da reunião pontuando as solicitações feitas e relatando a manifestação realizada por milhares de professores na tarde de quarta-feira, 5/10, na Assembléia.

Ao fechar os trabalhos, Enio Tatto declarou que, além de fazer as sugestões ao orçamento, é importante que a população fiscalize a implementação de tudo o que foi sugerido.

alesp