Assinado termo de gestão para descarte de embalagens


05/03/2012 11:43

Compartilhar:

Tricoli (3º à dir.) na celebração do termo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/BETOTRICOLIposCONSUMO7075.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Beto Trícoli (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, participou da assinatura do termo de responsabilidade pós consumo, entre a Secretaria do Meio Ambiente, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e setores produtivos. A Secretaria do Meio Ambiente recebeu 189 propostas, representando cerca de três mil empresas paulistas dos setores produtivos responsáveis pelos resíduos pós consumo de embalagens plásticas de óleos lubrificantes, de embalagens de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, de materiais de limpeza e afins, de embalagens de agrotóxicos e de pilhas e baterias portáteis.

O deputado Trícoli explicou que ficou estabelecido os termos dos sistemas de logística reversa dos resíduos pós-consumo em cada um desses setores. "Cada fabricante deve assumir a responsabilidade na gestão ambiental do seu produto. Após consumido, não irá para o lixo comum", declarou. Os modelos escolhidos para o descarte serão acompanhados pela Cetesb e poderão ser revistos e modificados se e quando houver necessidade.

"A Secretaria do Meio Ambiente assinou o protocolo com as entidades mais representativas de São Paulo, para o trabalho de logística reversa e conscientização dos consumidores para separarem os produtos, locais onde sejam descartados, a logística sua retirada e o seu destino final até a reciclagem", declarou Alckmin. (jr)

betotricoli@al.sp.gov.br

alesp