Ministra garante expansão do Pólo Petroquímico do ABC


19/02/2004 15:39

Compartilhar:

Deputado Donisete Braga, à esquerda, e ministra de  Minas e Energia, Dilma Rousseff<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/DoniseteA19fev.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Donisete Braga

O deputado Donisete Braga (PT) participou, em 16/2, em Mauá, de reunião com a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, para discutir a ampliação do Pólo Petroquímico do Grande ABC. A ministra garantiu o empenho do governo na ampliação, orçada em 300 milhões de dólares, e afirmou que seu início depende apenas de acordo comercial com a Petrobrás. Donisete disse que a ampliação resultará na criação de mais empregos no ABC.

A ampliação do pólo, segundo o deputado, ainda em sua primeira fase, deve gerar 2,5 mil postos de trabalho. "A criação de empregos é fundamental e por isso estamos nos empenhando", explicou. Durante a reunião com prefeitos, deputados e empresários do Grande ABC, Dilma mostrou-se bastante otimista com a ampliação do setor petroquímico. Segundo ela, a Petrobrás - que detém 17% de participação na Petroquímica União (PqU) - deverá participar mais ativamente no segmento. "Espero que da próxima vez eu venha para uma inauguração", acrescentou.

A ampliação deve começar após negociação de contrato com a Petrobrás, sobre as condições e o preço do gás a ser oferecido para que a PqU amplie, com investimentos de 150 milhões de dólares, sua produção de eteno - matéria-prima para a produção de resinas plásticas - em 200 mil toneladas anuais. Com isso, a Polietilenos União, investindo outros 150 milhões de dólares, aumentaria sua produção da resina polietileno de 120 para 220 mil toneladas anuais.

A ministra acrescentou que a Petroquímica União, ao se responsabilizar pelos investimentos antes a cargo da Petrobrás, superou os obstáculos para se chegar a um entendimento. "É provável que este acordo saia em 30 dias, já que, na avaliação do governo, o projeto é consistente", disse Donisete Braga. O parlamentar é autor de lei estadual que, em 2002, mudou o zoneamento industrial de São Paulo, permitindo a ampliação, entre outros, do setor petroquímico. A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) calcula que a Região Metropolitana de São Paulo poderá ganhar 30 mil novos empregos nos próximos anos, graças a essa nova legislação.

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp