Água: uma fonte inesgotável de vida a ser preservada em benefício da humanidade

Acervo Artístico: 22 de março, Dia Mundial da Água
18/03/2005 16:13

Compartilhar:

Felipe Taborda: A Cahoeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/DSC_1807.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Helena Kazue Nakai: Pantanal 31<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HelenaNakai.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Guimarães: Rio Atibaia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/DSCN3853.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hajime Higaki: Sítio em Guarulhos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/DSC_1803.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beatriz Vieira: Nascente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/DSCF0076.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Para nos recordar que devemos pensar na questão da água em termos globais e apoiar as iniciativas destinadas a dar acesso à água potável a todos os habitantes do globo, a Organização das Nações Unidas instituiu em 1992 a data de 22 de março como Dia Mundial da Água.

Fonte inesgotável de vida, seiva de nosso planeta e condição essencial de sobrevivência de todo vegetal, animal ou ser humano, a água é um recurso natural finito e sua quantidade per capita diminui diariamente com o crescimento populacional e a degradação dos mananciais.

Os técnicos na matéria consideram que o grande desafio do Brasil é a consolidação do Sistema Nacional de Recursos Hídricos, tendo em vista a água como bem público, o controle social do recurso natural e a descentralização do gerenciamento

Com a finalidade de colaborar na conscientização do problema, publicamos nessa página algumas obras do Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho cujos autores enfocam a água e sua importância também na paisagem.

Marcos Guimarães: Rio Atibaia

Numa harmonia de azul, verde e branco, suas obras são impregnadas de uma poesia constante, poesia que não é estranha ao mistério, mas reúne discrição, finesse e silêncio.

Beatriz Vieira: Nascente

Suas paisagens e suas composições florais possuem tons quentes e luminosos que parecem desvendar a alma dessa artista. Trata-se de uma pintura lírica, portanto sincera, cujas paisagens não falam a voz humana, mas a do vento, do ar, das árvores, da terra fértil, dos riachos e das cachoeiras.

Helena Kazue Nakai: Pantanal 31

A artista sabe pintar vegetação, colinas, rios, lagoas, árvores com um estilo personalíssimo e nos restitui uma suave emoção da realidade juntamente com uma visionária transfiguração da qual somente alguns mestres, como Kokoschka, foram capazes. Ela acaricia as imagens, colhendo da natureza somente o que mais a exalta e a comove.

Felipe Taborda: A cachoeira

Seus quadros revelam um ambiente aberto, possivelmente estático, e transmitem a sensação de eternidade quase irreal, mostram a utópica sensação íntima do jovem pintor em almejar que tudo permaneça como é.

Hajime Higaki: Sítio em Guarulhos

As paisagens de Hajime Higaki são seqüências de vida que aparecem lentamente do fundo de um cenário sem a marca do tempo, descoberto na sua exuberância e nos seus "abandonos" improvisos. Essa paisagem constitui o espaço poético e o espaço fantástico do artista.

Irma Zerbinati: A Cachoeira de São Tomé das Letras

A obra dessa artista está impregnada de um realismo precioso e primaveril, resultando uma atmosfera límpida e poética, de profunda pureza. Deve-se salientar que esta atmosfera poética foi alcançada não através da ingenuidade, mas de trabalho e de consciência técnica.

alesp