Ato público apóia projeto que regulamenta a atividade de capoeira


22/08/2008 18:23

Compartilhar:

Zarattini, José Cândido, Mamberti, Jairo Jr. e Mestre Pinati<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/CAPOEIRA MESA 966ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Cândido e Mamberti<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2008/CAPOEIRA J.CANDIDO E MAMBERTI 941ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado José Candido (PT) e com a presença do ator Sérgio Mamberti, do deputado federal Carlos Zarattini, de capoeiristas e de simpatizantes do esporte, foi realizado nesta quinta-feira, 21/8, ato público em apoio ao projeto, de autoria de Zarattini, que cria o Dia Nacional da Capoeira e do Capoeirista e regulamenta as atividades de capoeira.

O PL 2858/2008 leva em consideração que "a capoeira é uma expressão cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular e brincadeira, desenvolvida por descendentes de escravos africanos trazidos ao Brasil, além de representar a resistência dos negros à escravidão".

O representante da Associação de Amizade Brasil-Angola, Jairo José Jr., falou da expectativa dos capoeiristas quanto à regulamentação de suas atividades e que o projeto vem atender à maioria das expectativas dos praticantes e mestres. Jairo Jr. disse que foi no Quilombo dos Palmares que o negro encontrou possibilidades de desenvolver a capoeira como meio de jogar e lutar: "a capoeira foi gestada na África, mas foi aqui no Brasil que ela nasceu".

Sérgio Mamberti " que exerce atualmente o cargo de Secretário de Identidade e Diversidade do Ministério da Cultura no Brasil " lembrou da importância da capoeira como patrimônio da nossa cultura e de tudo que ela representa como lazer e inserção social. Mamberti falou ainda que é obrigação do Poder Público o apoio material a tão importante expressão cultural: "a capoeira é para o Brasil o mesmo que o tai chi é para a China e deve ter seu valor simbólico resgatado". O secretário lembrou que o ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, era totalmente a favor da regulamentação da capoeira, assim como o é Juca Ferreira, o atual ministro.

Além dos já citados, participou ainda da mesa coordenadora do ato público mestre Pinati, experiente capoeirista que veio dar seu apoio ao projeto.

alesp