Estado estuda mudanças nas regiões administrativas


01/09/2008 17:41

Compartilhar:


A informação é da Secretaria de Economia e Planejamento, em resposta ao pedido do deputado Donisete Braga (PT) de criação da Região Administrativa da Alta Paulista. "Certamente, a presente indicação será alvo de consideração por parte da Secretaria de Economia e Planejamento, já que sua Coordenadoria Regional deu início a estudos que visam definir a rede urbana paulista que " caso apontem a necessidade e/ou viabilidade " permitirão fazer propostas de nova configuração da representação administrativa do Estado nas regiões". Esta é parte da resposta da Secretaria de Economia e Planejamento à indicação do deputado Donisete Braga propondo a criação da Região Administrativa da Alta Paulista, antiga reivindicação dos moradores locais e apontada como uma das prioridades nas discussões regionalizadas do Orçamento do Estado.

A Secretaria de Economia e Planejamento diz que somente após a finalização dos estudos, prevista para dezembro de 2010, poderá avaliar tecnicamente, com critérios homogêneos para todo o Estado, os pedidos e as respectivas justificativas que vem recebendo de alteração das estruturas administrativas regionais. "Lembramos que já estão sendo planejados os novos Centros Integrados Regionais do Governo (CIRG), que deverão ser implantados nas cidades-sede de regiões administrativas, reunindo, no mesmo local, vários órgãos estaduais para atendimento dos municípios", prossegue a resposta assinada por Ivan de Andrade Pinto Vicentini, responsável pela Unidade de Articulação com os Municípios da Secretaria.

O deputado Donisete Braga, 1º secretário da Assembléia Legislativa, destaca que a criação da Região Administrativa da Alta Paulista se justifica pela importância e contribuição do conjunto de seus municípios para a economia do Estado, especialmente no que se refere à produção agropecuária. "Além disso, são mais de 20 municípios na dependência de decisões de órgãos públicos regionais concentrados nas regiões de Presidente Prudente e Marília", lembra. Para o deputado, "a criação da nova região ampliará a força política e contribuirá para impulsionar o crescimento regional".

A região administrativa proposta por Donisete Braga seria formada pelos municípios de Adamantina, Arco-Íris, Bastos, Dracena, Flórida Paulista, Flora Rica (terra natal do deputado), Herculândia, Irapuru, Inúbia Paulista, Iacri, Junqueirópolis, Lucélia, Mariápolis, Monte Castelo, Nova Guataporanga, Oswaldo Cruz, Ouro Verde, Pacaembu, Panorama, Paulicéia, Parapuã, Pracinha, Queiroz, Quintana, Rinópolis, Sagres, São João do Pau D"Alho, Santa Mercedes, Salmourão, Tupã e Tupi Paulista. Nove desses municípios pertencem hoje à região de governo de Tupã, na Região Administrativa de Marília, e 22 correspondem ao conjunto das regiões de governo de Adamantina e Dracena, na Região Administrativa de Presidente Prudente.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp