Em defesa de pequenos agricultores de Iguape


03/02/2009 18:12

Compartilhar:


Maria Lúcia Prandi (PT) apelou ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) em defesa de famílias de pequenos agricultores que sobrevivem da venda de frutas e legumes em barracas instaladas às margens da rodovia Prefeito Casimiro Teixeira, em Iguape. O órgão estaria ameaçando extinguir a atividade, o que geraria um grave problema social.

São cerca de 20 famílias exercendo o pequeno comércio, o que envolve o sustento direto de cerca de 200 crianças e adultos. A deputada foi procurada pelo presidente da Associação de Bairros Unidos, Nivaldo Andrade de Jesus. Segundo ele, o drama começou em janeiro, quando fiscais do DER determinaram o desmonte das barracas. "Desde então, as famílias temem o pior. Os fiscais informaram que voltariam em fevereiro", relata Prandi. Em ofício que encaminhou ao superintendente do DER, Delson José Amador, a parlamentar apela para que seja aberto diálogo.

A existência das barracas à beira da rodovia data de pelo menos cinco décadas. As famílias dependem da atividade para sobreviver. Como há um grande número de crianças, o Conselho Tutelar de Iguape foi acionado, na pessoa do conselheiro Alberto Xavier. Segundo ele, o DER teria feito uma série de exigências aos agricultores. A deputada está aguardando manifestação do DER.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp