Seminário pretende conscientizar sobre a raça Pitbull e os direitos animais


02/10/2009 20:05

Compartilhar:

Feliciano Filho e Fábio Buratto <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/SEMINAPITBULLTAZPLACAMAU_9432.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Taz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/CAO3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O cão Taz trabalha em terapia para portadores de paralisia cerebral<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/CAO1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Thais Rodrigues<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/SEMINAPITBULLThaisRodrigues9455MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Arquimedes Galano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/SEMINAPITBULLArquimedesGalano01MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Taz faz pose para fotos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/CAO2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Feliciano Filho <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/SEMINAPITBULLDepFelicianoFilho02MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Pedro Ramos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/SEMINAPITBULLPedroRamos9443MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A importância de um posicionamento ético em relação às notícias relacionadas ao universo animal foi o tema da palestra de abertura do seminário Pitbull, uma visão além do preconceito, solicitado pelo deputado Feliciano Filho (PV) e realizado na Assembleia Legislativa nesta sexta-feira, 2/10.

Silvana Andrade, idealizadora da Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda), primeira agência de notícias de direitos animais do mundo, falou sobre a influência da mídia na formação de conceitos, ideias e comportamentos. "Queremos trabalhar a imprensa para defender os direitos dos animais", declarou.

O caso Isabela Nardoni, a menina supostamente morta por familiares, foi utilizado por Silvana para exemplificar o poder de influência da mídia. Na época, pesquisa do Ibope constatou que 97% das pessoas conheciam o caso. Por outro lado, ninguém sabe que 500 crianças são mortas por ano no Brasil em decorrência de violência doméstica. "A frase "não existe opinião pública, existe opinião publicada", de Winston Churchill, reflete essa realidade", ressaltou a palestrante. Segundo ela, os animais são retratados na imprensa geralmente na seção de curiosidades e coisas bizarras, na seção policial, quando se trata de rinhas de briga de galo, e na seção de cidades, para informar sobre ataques de Pitbull.

O lugar de cão demoníaco e assassino que hoje ocupa o Pitbull já foi ocupado por outros cães, explicou Silvana. Na década de 70 o "cão da vez" era o Dobermann e, nos anos 90, o Rottweiler. As notícias divulgadas pela imprensa reforçam a imagem do cão como o vilão da história. "O cão geralmente reage a uma situação de violência, mas a imprensa divulga só a violência do cão", lembrou Silvana, que mostrou diversas imagens de Pitbulls brincando ou dormindo com bebês e crianças. "Este cão pode ser tão dócil quanto os outros; ele é fruto do meio em que é criado", afirmou.

"A Anda nasceu com o intuito de contrabalançar o discurso corrente da mídia", reforçou a idealizadora do projeto. O objetivo da agência é difundir informações e valores que gerem consciência para a defesa e garantia dos direitos animais, incentivando a reflexão sobre a necessidade de mudar a maneira como os animais são considerados na sociedade. Há dez meses no ar, a Anda já teve 100 mil visitas únicas, oito milhões de hits ("clics" em fotos ou textos), 400 mil impressões (conteúdo em html). O site conta com uma equipe de 50 pessoas de diversas áreas do conhecimento e é traduzido para dez línguas. Agora, o projeto está muito próximo de se tornar uma ONG. O site da Anda é www.anda.jor.br.



O mito do Pitbull



Dando sequência ao debate, iniciado na manhã desta sexta-feira, no período da tarde os presentes ouviram diversas palestras, entre elas a do doutor Arquimedes Galano, do Centro de Controle de Zoonosses de São Paulo, que lamentou o mito criado em torno do Pitbull.

Segundo ele a raça, considerada dócil pelos criadores, se torna agressiva devido a falta de cuidados dos donos que, no afã de ter um cachorro feroz, os deixam em pequenos espaços, os alimentam erroanemente, os excluem do convívio social e não os treinam. "Todos os animais agridem e mordem, mas quando um pitbull morde uma pessoa a agressão vai para a imprensa. Com isso, o abandodo dos cães da raça, ou supostos Pitbulls, aumentam em 250%."

Por agressão, o médico explica que a vítima de mordedura precisa ter sido atendida por um médico. "Hoje, o pitbull só dá entrada no CCZ se a agressão for comprovada e ficar constatado que o animal está abandonado. "Nessas condições, o CCZ castra o animal, trata, treina e o disponibiliza para adoção." A pessoa que adota um pitbull assina um termo de responsabilidade se comprometendo a cumprir a legislação específica para animais bravos, manter o animal em local seguro e em condições favoráveis ao seu processo de ressocialização. Galano esclareceu ainda que 70% dos casos de agressão animal que chegam ao CCZ são cometidos por cães de raças desconhecidas.



Legislação



O deptuado Feliciano Filho (PV) solicitante do evento e autor de projeto de lei que deu origem à Lei 12.916/2008, que acaba definitivamente com a matança de animais nos Centros de Controle de Zoonoses, canis municipais e semelhantes em todo o Estado, reconhece que algumas cidades ainda matam animais de forma escondida.

O parlamentar comentou as dificuldades que enfrentou para ter seu projeto aprovado. "Estou elaborando um novo projeto de lei, que teremos como base as informações obtidas no seminário", comentou Filho.



Homenagem



Taz, um Pitbull de 15 anos, recebeu do deputado uma placa em homenagem aos serviços prestados à sociedade. O dócil cão, que recebeu atenção de todos os presentes, ajuda no tratamento de crianças com deficiência cerebral. Seu dono, Fábio Buratto, lembra que o comportamento de Taz é resultado de amor, treinamento, alimentação adequada e treino.

Encerrando a semana de atividades, domingo, 4/10 serão realizados vários eventos simultâneos. A partir das 7h acontecerão missas em homenagem a São Francisco de Assis (padroeiro dos animais), na igreja de São Francisco (rua Borges Lagoa), e uma "Cãominhada" na avenida Paulista, às 9h30.

alesp