Projeto de deputado inspira lei contra bullying em Santos
Santos deve ser mais uma cidade brasileira a aprovar a criação do programa antibullying nas escolas públicas e particulares. Inspirada no Projeto de Lei 350/2007, de autoria do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), a proposta do vereador Arlindo Barros foi aprovada na segunda-feira, 8/2, pela Câmara Municipal.
A prática do bullying se caracteriza pela violência física ou psicológica para intimidar, humilhar ou discriminar alunos, professores e funcionários da escola. "Fico feliz com a iniciativa da Câmara de Santos", disse Paulo Alexandre, que busca derrubar o veto do governador José Serra ao seu projeto, aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa em agosto de 2007.
O veto foi justificado com o argumento de que a proposta interfere na autonomia das escolas e gera despesas ao poder público. Porém, com respaldo de especialistas, o deputado mostrou que o projeto delega à própria escola a realização do plano de ação e que este contribui para reduzir os gastos públicos gerados pela violência escolar. A base do programa são atividades didáticas e informativas com pais, alunos, professores e voluntários. Ele também prevê a realização de convênios e parcerias para o encaminhamento de vítimas e agressores aos serviços de assistência médica, social, psicológica e jurídica. No Brasil não há estatísticas recentes sobre a prática de bullying.
pabarbosa@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp homenageia professor Élcio Vieira e padre Rodrigo Natal com Colar de Honra ao Mérito
- Demissão de professores e salário de policiais pautam Sessão Ordinária da Alesp; assista
- Comissão de Infraestrutura aprova nome de novo diretor-presidente da Arsesp
- Audiência na Alesp se coloca contra projeto de Reforma Administrativa da Educação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações