Projeto de deputado inspira lei contra bullying em Santos


11/02/2010 16:07

Compartilhar:

Cartaz de campanha contra o bullying<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/PAULOALEXBULLYING.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Santos deve ser mais uma cidade brasileira a aprovar a criação do programa antibullying nas escolas públicas e particulares. Inspirada no Projeto de Lei 350/2007, de autoria do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), a proposta do vereador Arlindo Barros foi aprovada na segunda-feira, 8/2, pela Câmara Municipal.

A prática do bullying se caracteriza pela violência física ou psicológica para intimidar, humilhar ou discriminar alunos, professores e funcionários da escola. "Fico feliz com a iniciativa da Câmara de Santos", disse Paulo Alexandre, que busca derrubar o veto do governador José Serra ao seu projeto, aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa em agosto de 2007.

O veto foi justificado com o argumento de que a proposta interfere na autonomia das escolas e gera despesas ao poder público. Porém, com respaldo de especialistas, o deputado mostrou que o projeto delega à própria escola a realização do plano de ação e que este contribui para reduzir os gastos públicos gerados pela violência escolar. A base do programa são atividades didáticas e informativas com pais, alunos, professores e voluntários. Ele também prevê a realização de convênios e parcerias para o encaminhamento de vítimas e agressores aos serviços de assistência médica, social, psicológica e jurídica. No Brasil não há estatísticas recentes sobre a prática de bullying.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp