Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo comemora 50 anos


23/05/2011 21:35

Compartilhar:

Barros Munhoz (1º esq.) presente às comemorações dos 50 anos da Fapesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/FAPESPmmy6226.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 50 anos da Fapesp são comemorados no auditório Carvalho Pinto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/FAPESPmmy6237.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz, Geraldo Alckmin e Celso Lafer<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/FAPESPmmy6206.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Geraldo Alckmin, Maria Lúcia Pereira Wilken Bicudo e Celso Lafer<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/FAPESPmmy6213.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Dando início às comemorações de seus 50 anos, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) inaugurou, na manhã desta segunda-feira, 23/5, o auditório Carvalho Pinto, homenagem ao governador do Estado de São Paulo (1959 -1963) que, em 1962, criou a fundação. Além do presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz, estiveram presentes o governador Geraldo Alckmin, o presidente da Fapesp, Celso Lafer, os deputados estaduais Vitor Sapienza (PPS) e Beto Trícoli (PV), o deputado federal Antonio Carlos de Mendes Thame (PSDB/SP), o secretário-chefe da Casa Civil, Sidney Beraldo, os secretários do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, de Energia, José Aníbal, da Fazenda, Andrea Calabi, da Educação, Herman Voorwald, o reitor da USP João Grandino Rodas, e ainda conselheiros, funcionários e pesquisadores da Fapesp, e representantes de instituições de ensino.

O presidente da Assembleia Legislativa lembrou de sua participação na Constituinte estadual, quando a destinação de recursos à pesquisa e ao desenvolvimento foi aumentada de 0,5% para 1% da receita tributária do Estado. "São Paulo é praticamente o único Estado da federação que tem a consciência da importância da pesquisa". Ele ainda acrescentou que o que caracteriza um país desenvolvido é a atenção dispensada à criança, ao idoso, à pesquisa e à educação, "o que revela a nossa preocupação em construir um Estado não apenas grande ou rico, mas desenvolvido em toda a plenitude. Aqui podemos constatar que o sonho do governador Carvalho Pinto realmente se tornou realidade", concluiu.

"São Paulo tem uma posição de liderança na produção de ciência e tecnologia no Brasil: o Estado contribui com 34% do volume nacional e respondemos pela produção de 52% na ciência, se for medida pelo número de artigos científicos que seguem para publicações científicas do mundo todo", destacou o governador. Na sua visão, a Fapesp é uma instituição democrática na sua origem e práticas, e avança em seus objetivos e ações de forma sólida, aproveitando os recursos que lhe são garantidos constitucionalmente, os quais tem administrado com rigor e eficiência. O governador ainda citou que, nos seus 50 anos de existência, a Fapesp tem qualificado quadros de excelência nas mais diversas áreas do conhecimento.

Maria Lúcia Pereira Wilken Bicudo, lendo texto de seu pai, Hélio Bicudo, que foi chefe da Casa Civil do governo Carvalho Pinto, prestou homenagem à instituição. O diretor científico Carlos Henrique de Brito Cruz mostrou alguns dados da produção científica da instituição.



A Fapesp



Com autonomia garantida por lei, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo está ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. É uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país.

Com um orçamento anual correspondente a 1% do total da receita tributária do Estado, apoia a pesquisa e financia a investigação, o intercâmbio e a divulgação da ciência e da tecnologia produzida em São Paulo, e também presta apoio à infraestrutura de museus, centros depositários de informações e documentos e de coleções biológicas.

alesp