Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Barakê


05/08/2011 09:44

Compartilhar:

Barakê<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/BARAKE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Galo Garnisé<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/GALOGARNISE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

É papel exclusivo do escultor completar a grandiosa obra da criação e prosseguir no processo formativo do mundo até fazê-lo coincidir com si próprio. Tal atividade requer da parte do ser humano a continua atenção da sensibilidade artística nos confrontos do mundo, de modo a conseguir manter a mútua troca de solicitações entre o homem e a natureza.

As esculturas de Barakê são tratadas com um verismo quase lírico.Trata-se de um poeta da escultura que consegue transmitir por meio de sua arte aquele mundo que somente um verdadeiro artista pode viver.

Através do barro, daquele húmus informe, dissociado, ele cava, perscruta em si mesmo, em sua arte, no coração da terra, e eis que, como por magia, aparecem, nascem as obras desse artista. Diferenciando-se do realismo social e informal, o jovem escultor enfrenta um novo realismo. Sua obra reúne uma visão que une a referência a linguagens antigas e a atualidade de uma mensagem universal.

Seja no traço decisivo e nos diversos materiais que utiliza " bronze, alumínio e aço inox ", tratados na sensação do movimento, seja no domínio da matéria que plasma, estende-se um discurso que se alarga em figuras harmoniosas com enfoque especial no animalismo, que resultam de uma realidade interior da existência por ele colhida e modelada com maestria e eficácia.

A instalação das esculturas de Barakê só pode ser feita em contato direto com a natureza, em liberdade no espaço, de modo a não permitir qualquer distorção interpretativa, favorecendo a observação, o estudo e a compreensão.

Embora não se possa negar nela a existência de um chamamento profundo à grande tradição, a escultura em aço inox "Galo Garnisé", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, é indubitavelmente contemporânea à expressão de sua criatividade. Pode ser que seja exatamente esse chamamento que dê conteúdos pessoais e sabor à sua arte.



O artista

Barakê, pseudônimo artístico de Cláudio Barakê, nasceu em São Paulo em 1966. Formou-se pela Escola Panamericana de Arte, em São Paulo (1977-1983), e cursou o Maryland Instute College of Art (MICA), em Baltimore, EUA (1986-1990), o Studio Art Center International e o Istituto per l"Arte e Restauro, em Florença, Itália (1988-1989).

Entre as inúmeras exposições individuais e coletivas, destacam-se: Sociarte, São Paulo (1985); Undergraduate Exhibit, Baltimore, EUA (1988); Chapel Art Show, São Paulo; Galeria da Casa do Brasil, Madri, Espanha, e Galeria Lygia Jafet, São Paulo (1994); Sociarte e House Collection Art Space, São Paulo (1996); e Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal, Galeria Paulista, São Paulo(2004).

Recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, com destaque para o primeiro prêmio do Maryland Institute College of Art (1988). Possui obras em coleções particulares no Brasil, Estados Unidos, Itália e Espanha e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp