Arnaldo Jardim entrega relatório do Fórum São Paulo Século XXI ao presidente da Assembléia


13/12/2000 13:03

Compartilhar:


Mais de 9 mil folhas de análises e estudos, resultado de cerca de 530 horas de debates e 152 eventos: esse número impressionante convergiu para as cerca de 200 páginas do relatório resultante dos trabalhos do Fórum São Paulo Século XXI, que o deputado Arnaldo Jardim (PPS), relator geral do Fórum, entregou hoje ao presidente da Assembléia Legislativa, Vanderlei Macris.

O documento engloba os trabalhos dos 16 grupos temáticos que compõem o Fórum, organismo suprapartidário instalado pela Assembléia Legislativa em agosto de 1999 com o objetivo de traçar, a partir de discussões com a sociedade, políticas e ações para o planejamento do desenvolvimento de São Paulo em todos os setores: educação, saúde, transportes, emprego etc.

"Esse é o melhor projeto dessa gestão legislativa", afirmou Macris durante a cerimônia. "Ele mostra o Parlamento transpondo um momento crítico e recuperando sua interação com a sociedade." O Fórum revela também a Assembléia exercendo um papel que Macris considera muito importante: o de formuladora de planos de maior alcance, indo além da elaboração de leis e da fiscalização.

O relatório será entregue aos conselheiros e deputados que compõem o Fórum. Eles poderão apresentar emendas até o dia 10 de janeiro próximo, informou Jardim. Essas emendas serão analisadas pelo relator geral e pelos relatores temáticos até, no máximo, 1º de fevereiro. A partir daí, até o dia 20 de fevereiro, começa o processo de deliberação final do relatório.

"Esse trabalho final de aperfeiçoamento do texto é importante para que não tenhamos apenas uma peça conceitual, mas um documento que seja reconhecido pela sociedade e adotado como diretriz", disse Arnaldo Jardim.

A visão estratégica do desenvolvimento do Estado e a formulação de um índice de desenvolvimento humano - tarefa que contou com a participação decisiva da Fundação Seade - foram destacados por Jardim como aspectos fundamentais do trabalho. Ele sugeriu um nome para o indicador que deve medir o desenvolvimento de São Paulo, proposto pelo Fórum: Índice da Responsabilidade Social.

alesp