Congressistas ouvem exposição sobre programas que visam estimular a leitura


24/03/2004 20:13

Compartilhar:

Prefeitos, vereadores e gestores públicos que participam do 48.º Congresso Estadual de Municípios, em Campos do Jordão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/CONGRmesa24MAR04.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da redação



Prefeitos, vereadores e gestores públicos que participam do 48.º Congresso Estadual de Municípios, em Campos do Jordão, ouviram as exposições da secretária estadual de Cultura, Cláudia Costin, e do secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, sobre as ações e programas de suas pastas.

A palestra de Cláudia Costin tratou o tema São Paulo, um estado de leitores. Ela relatou o conjunto de programas que têm o objetivo de estimular a leitura entre crianças, jovens e adultos no Estado. Segundo a secretária, pesquisa realizada pela ONU em 48 países revelou que o Brasil está em último lugar na prática de leitura. O estudo leva em conta a prática de leitura entre jovens e a capacidade de interpretação de texto. "Como os jovens podem ir aos museus, aos teatros, aos concertos, se não lêem?" Costin disse ainda que 60% dos professores da rede pública não têm o hábito da leitura, muito em função do preços elevados do livros no país.

Os esforços da Secretaria de Cultura dirigem-se assim para reforçar os acervos das bibliotecas públicas. Costin disse que a meta é zerar o número de municípios que não têm bibliotecas, cerca de 82 no Estado de São Paulo. A partir de parcerias com o setor privado, bibliotecas com mais de 600 volumes estão sendo instaladas em algumas cidades paulistas. "O que mais me impressionou foi o entusiasmo da população de municípios que não dispõem sequer de uma livraria ao receber essas bibliotecas", disse a secretária.

Ela destacou ainda a criação do portal na internet Leia Livro, no qual há comentários, sugestões de escritores, espaço para divulgação de escritos e poesia, e Guia Cultural, que em parceria com as prefeituras informa sobre as atividades e calendário culturais de diversas cidades paulistas.

Aos prefeitos, Cláudia Costin anunciou que a secretaria vai promover o prêmio Prefeito Amigo da Leitura. A iniciativa visa estimular programas e ações de fomento à leitura nos municípios. Para a secretária seria muito positivo que o assunto leitura passasse a integrar as agendas, os programas de governo nas campanhas eleitorais deste ano. "Quem investe em cultura reduz gastos em segurança", ela concluiu.



Esporte e Juventude

"Um dólar investido em esporte gera economia de 3,6 dólares em saúde", informou Lars Grael em sua exposição sobre as atividades da secretaria que comanda. Ele apresentou às lideranças municipais os programas desenvolvidos em parceria com municípios e com o setor privado que têm permitido desenvolver uma série de atividades e competições esportivas no Estado.

O secretário disse que a linha de conduta do governo estadual é investir na reforma e modernização dos equipamentos já existentes e atender àqueles municípios que exibem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixo.

Os deputados Afonso Lobato (PV) e Maria Lúcia Amary (PSDB) participaram dos painéis sobre Cultura e Esporte e Lazer.

alesp