Acervo Artístico: Espiritualidade e elegância nas composições a pastel de Meires de Oliveira

Emanuel von Lauenstein Massarani
11/03/2004 14:00

Compartilhar:

Meires de Oliveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Meiresartista.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt="Obra "O Artista e a praça" Clique para ver a imagem ">

Entrar em contato direto com a figura humana quer dizer ir à descoberta de sentimentos, de ânsias, de situações psicológicas particulares e cada vez mais diversas. Meires de Oliveira possui temperamento e caráter de quem entende agir sem condicionamentos, decidida a percorrer seu caminho até o fim, procurando aprofundar aquela relação homem-imagem, objetivo central das artes visuais.

Suas figuras humanas em primeiro plano e projetadas num contexto paisagístico suscitam particular interesse, com reminiscências de perfeccionismo que se fundem em harmoniosa plenitude expressiva, paralelamente a um cuidadoso estudo cromático e a um equilíbrio de sombras e luzes.

Trata-se de uma pintora emotiva, que despende suas próprias impressões como testemunho de estados de alma particulares. Elas descrevem no vulto enfocado as agitadas estações de uma sobrevivência muitas vezes sofrida.

Nota-se que a artista conhece por meio do pastel o valor de cor, sem nada conceder ao envolvimento, mas dessacrando, desmistificando passo a passo. Na sua dedicação a essa técnica, que exige segurança e bravura, Meires de Oliveira transmite espiritualidade e elegância.

Na obra "O Artista e a praça", doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, a pintora cria sua composição, com vitalidade e emoção e coloca o ser humano num ambiente de realismo, ao mesmo tempo poético, onde está evidente um discurso plástico vigoroso.



A Artista

Meires de Oliveira nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo, SP, em 1944. Formou-se em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado e pedagogia pela Faculdade Nove de Julho, em São Paulo.

Lecionou desenho, história da arte e educação artística, tanto em colégios particulares como na rede oficial de ensino. Ocupou cargos de direção e encerrou sua carreira de educadora na CENP (Órgão da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo), no setor de cursos para reciclagem de professores.

Participou de várias exposições e salões oficiais, conquistando diversos prêmios e medalhas. Realizou diversos cursos complementares na FAAP e na ECA, bem como nos ateliers de Élon Brasil, Ricardo Ramalho, Paulo Whitaker, Vera Maranhão e desde o ano 2002 freqüenta o curso de desenho e pintura "Arte Realista", com o consagrado pintor Maurício Takiguthi.

Expõe desde 1969, destacando-se sua participação em VIII Salão de Arte São Bernardo Campo, SP (1997); Exposição no Centro Cultural de Santa Cruz do Rio Pardo (1998); Encontro das Artes de Alphaville, Barueri, SP; III Prêmio de Arte "Le Bouganville, Barueri, SP; CNA, Parque dos Príncipes, SP; Encontro das Artes de Alphaville, Barueri, SP; Espaço Cultural do Osasco Plaza Shopping, Osasco, SP; XII Salão de Artes da Associação Comercial de São Paulo, Regional de Pinheiros, SP (1999); Villa Arte, SP; Espaço Cultural Itamarati, SP; Espaço Cultural Shopping Blumenau, SC (2000); Palácio da Cultura Umberto Magnani, Santa Cruz do Rio Pardo, SP (2002) e Mapa Cultural Paulista (2003).

alesp