Parlamentar sugere plebiscito para discutir pedágio urbano em São Paulo


04/04/2008 10:49

Compartilhar:

Deputado Salim Curiati<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/curiatii plebiscito.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O ex-prefeito de São Paulo e deputado estadual Antonio Salim Curiati (PP) abordou, nesta semana, o problema dos congestionamentos de trânsito na capital paulista. "Diante do quadro caótico a que hoje assistimos, quando em apenas um dia (19/3) houve o registro de 221 quilômetros de congestionamento, há que se buscar remédios drásticos para solucionar a questão. Numa cidade que hoje possui 6 milhões de veículos, a população e nossas autoridades têm de estar preparadas para discutir até mesmo propostas controvertidas como a implantação de pedágio nas ruas da capital."

Segundo Curiati, o assunto é polemico, mas deve ser analisado. "Por isso, estou sugerindo a realização de uma consulta à população, através de ampla discussão sobre os prós e contras dessa proposta. Especialistas em trânsito afirmam que em apenas um dia de congestionamento a cidade contabiliza prejuízo de R$ 11 milhões. O que totaliza num ano algo em torno de R$ 4,1 bilhões. Por ser ano de eleições municipais, este seria, sem dúvida, o melhor momento para se colocar o tema em discussão, já que o pedágio urbano certamente gerará controvérsias políticas."

Segundo estudos feitos por especialistas, a implantação do pedágio urbano, além de reduzir o tráfego de veículos e seus conseqüentes congestionamentos, também aliviaria a poluição.

O parlamentar destaca ainda que os recursos gerados deverão ser integralmente revertidos à população, com sua aplicação na melhoria do transporte coletivo, na implantação de corredores de ônibus e na construção de novas linhas de metrô. Curiati lembra que cidades como Londres, Estocolmo, Manchester, Oslo e Cingapura resolveram seus problemas de trânsito com a implantação de pedágios urbanos. "Cerca de 30 municípios europeus implantaram o sistema com sucesso. Nos Estados Unidos, já existe um projeto em São Francisco, e o assunto é discutido pelas autoridades de Nova York e Chicago. Na América do Sul, o tema está na pauta em Buenos Aires e Santiago."



scuriati@al.sp.gov.br



scuriati@al.sp.gov.br

alesp