Debate sobre reforma política


10/06/2009 17:24

Compartilhar:

Amary participa do debate na Fadi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/AMARYFADI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na segunda-feira, 8/6, Maria Lúcia Amary (PSDB) participou de um debate promovido pela Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi), cujo tema foi a reforma política.

Participaram também os deputados Raul Marcelo (PSOL), Hamilton Pereira (PT) e o professor de ciências políticas da faculdade, o promotor Jorge Marum.

Maria Lúcia falou sobre a questão das mulheres na lista fechada. "Até que me provem o contrário, a lista fechada pode prejudicar mais ainda a mulher no universo político". Mas citou a ideia de intercalar homens e mulheres na lista, como uma forma de diminuir a desigualdade.

A parlamentar se declarou a favor do financiamento público. "Em teoria, o mandatário não fica refém de seus financiadores e pode ser uma forma de combater o caixa dois", afirmou.

Amary disse ser amplamente favorável ao voto distrital. "Está na cartilha do PSDB. A opção do partido é pela modalidade do chamado voto distrital, em que o cidadão eleitor passa a ter contato mais efetivo com seu representante", citou.

"Maior do que uma reforma política, sou a favor de uma ampla reforma partidária. A reforma deve começar nos próprios partidos, com definições rígidas de criação e manutenção de partidos. É preciso que a cultura partidária e ideológica mude. Hoje, a maioria das pessoas vota não no partido, mas no candidato. A maioria dos candidatos não conhece sequer a cartilha de seu partido, com o qual não tem nenhuma identificação", concluiu.



mlamary@al.sp.gov.br

alesp