Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Marcio Petroni


16/08/2010 14:00

Compartilhar:

Mãe Natureza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/MARCIOPETRONI0015.NEF.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcio Petroni<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/MARCIOPETRONI0006.NEF.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Marcio Petroni: paisagens envolvidas em clima de doce poesia que escuta-se em silêncio



Marcio Petroni refugia-se no seu rico mundo interior e transfere para as suas telas um cromatismo tênue sempre a serviço da representação de um mundo sereno e doce, resultado de suas esperanças de juventude.



Trata-se de um artista cujas paisagens transcendem os limites materiais e geográficos para adentrar numa dimensão vagamente cósmica quase mística, usando inteligentemente toda gama de fortes verdes e azuis distribuída por delicadas pinceladas que criam transparências e valorizam cada plano da composição.



Dotado de uma sensibilidade pictórica excepcionalmente intimista e rico de uma mente eclética, Marcio Petroni concebe a vida " através de suas obras " de maneira límpida, serena e feliz com o objetivo de transmitir o encantamento da natureza brasileira.



As criações desse jovem pintor são resultado de um longo estudo e meditação sobre a arte antiga, tela captando preciosos segredos técnicos e raras preciosidades cromáticas.



A obra "Mãe Natureza" doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, transmite ao observador um clima envolvente de doce poesia que escuta-se em silêncio.



O Artista





Marcio Petroni nasceu em São Paulo em 1968. Como qualquer criança que se abstrai do mundo, rabiscando imaginações em um papel tem se dedicado desde muito cedo ao desenho e à pintura. Aos 17 anos pintou seu primeiro quadro a óleo.



Nesse mesmo período começou a estudar algumas áreas diversas, complementares à sua formação. Inicialmente o piano, a seguir astrologia e astronomia, yoga quando começou a desenhar mandalas e compreender seus significados. Interessou-se também pela fotografia, por aprender diversos idiomas e pelo estudo da filosofia.



Sentindo a necessidade de ampliar os conhecimentos na área da pintura, frequentou os ateliers de Álvaro Lima, de Alexandre Reider e de Luis Pinto.



Atualmente leciona na Oficina Paulista pintura a óleo sobre tela, fotografia de paisagens e breve história da pintura brasileira e vem realizando diversas exposições em galerias de São Paulo e recentemente no Espaço Cultural V Centenário da Assembleia Legislativa.

alesp