Projeto prevê criação de voluntariado especial

Objetivo é incentivar idosos a desenvolver atividade social e assistencial
28/09/2001 11:30

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Milton Flávio (PSDB) apresentou à Assembléia Legislativa na última terça-feira, 25/9, projeto de lei que institui o Programa Voluntariado Especial. Seu objetivo é fazer com que os órgãos estaduais da administração direta e indireta e fundações desenvolvam atividades que incentivem a participação dos idosos em trabalhos voluntários. O programa ficará sob a coordenação do Fundo Social de Solidariedade.

Aos participantes do Programa Voluntariado Especial - aposentados ou pessoas com mais de 60 anos de idade, devidamente cadastrados - serão concedidos menção honrosa do Fundo Social de Solidariedade e ingresso gratuito nas atividades culturais, de lazer e esportes desenvolvidas em próprios do Estado, na proporção de 5% dos assentos.

"O trabalho voluntário não pode nem deve substituir o Poder Público, mas o Estado sozinho - e não há mais dúvidas sobre isso - é incapaz de acabar com a exclusão social, um dos principais problemas do país", afirma o deputado Milton Flávio. Segundo ele, o Programa Voluntariado Especial permitirá que um grande número de pessoas idosas melhorem sua auto-estima, a partir do trabalho que realizarão em creches, escolas, centros de saúde, parques públicos, centros de lazer etc.

Desde que se elegeu deputado estadual pela primeira vez, em 1994, Milton Flávio tem apresentado e aprovado uma série de iniciativas que beneficiam os idosos do Estado de São Paulo. São de sua autoria, por exemplo, a lei que criou o "Programa Estadual de Detecção Precoce do Câncer de Próstata" e a que instituiu o "Programa Estadual de Vacinação da Terceira Idade".

alesp