Acervo Artístico: Os desafios de Lafraia para preservar a fauna em via de extinção

Emanuel von Lauenstein Massarani
15/03/2004 14:00

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Obra "Jaguatirica", doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho Clique para ver a imagem "> Lafraia, Pseudônimo Artístico de Carmen Lucia Lafraia  Ferreira da Silva <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/lafra3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O mundo da pintora Lafraia é o que a envolve: o mundo da natureza, das plantas, dos animais; mundo que ela ama e em direção da qual sente uma instintiva atração. Pintora recente, guiada atualmente pela mão de um artista sensível, refinado, do nível de Mauricio Takiguthi, a artista sabe conservar sua personalidade, mesmo aproveitando dos conselhos e exemplos de seu mestre.

Lafraia sabe ler dentro de si a imagem poética que constrói das coisas transcritas com humildade e sinceridade nas suas composições harmonicamente elaboradas. A imagem que a artista tem do mundo que a circunda tem o sabor de desafio e nos faz esquecer os horrores e dores do nosso tempo.

A artista possui uma sua voz autentica, capaz, na sua simplicidade, de nos comover e nos fazer ver o mundo com surpresa; de ama-lo e apreciar toda sua beleza, sobretudo a beleza dos animais em extinção pelo descuido do próprio ser humano.

Os termos de sua linguagem na pintura são envolvidos de um sentido de repousante serenidade e de composta espiritualidade mesmo na profundidade e agudez do pensamento. Na obra "Jaguatirica", doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, a artista conseguiu transmitir através de nuances cromáticas a pastel, o olhar penetrante desse felino como um grito de alerta aos destruidores de nossa fauna.

A Artista

Lafraia, Pseudônimo Artístico de Carmen Lucia Lafraia Ferreira da Silva nasceu na cidade de Santos em 1951. Formou-se pela Faculdade de Belas Artes e Fundação Armando Álvares Penteado com especialização em Desenho Industrial. Trabalhou na Carteira de Comércio Exterior do Banco do Brasil e após aposentar-se em 1998, voltou a dedicar-se à parte artística.

Fez aulas de pintura com o artista Luís Pinto na Galeria Jardins. Deu iniciou ao estudo de aperfeiçoamento em desenho e pintura com o professor e artista Maurício Takiguthi, onde aprendeu a respeitar os grandes mestres da pintura realista - acadêmica fazendo um percurso que inclui o desenho de naturezas mortas, com as técnicas de carvão, pastel e óleo.

Participou de diversas exposições e Salões, destacando-se no 16º Salão de Artes Vera Donnini, Associação Comercial de São Paulo, Regional de Pinheiros, São Paulo, SP.

alesp