Representantes de comunidades quilombolas participam de encontro na Assembléia


14/10/2005 17:23

Compartilhar:

Carlos Eduardo Trindade, Maria Palmira e deputado Hamilton Pereira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/quilombCarlos, Maria Palmira e dep Hamilton02rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Representantes das comunidades quilombolas Capivari, Caxambu, Sapatu, Ivaporanduva, André Lopes, Nhunguara e Caçandoca estiveram reunidos com o deputado Hamilton Pereira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/quilombolas geral1931rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Eduardo Trindade, subsecretário de política para comunidades tradicionais da Secretaria Especial de Política para Promoção da Igualdade Racial<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/quilombCarlos Trindade02rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Representantes das comunidades quilombolas Capivari, Caxambu, Sapatu, Ivaporanduva, André Lopes, Nhunguara e Caçandoca estiveram reunidos nesta sexta-feira, 14/10, com o deputado Hamilton Pereira (PT), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Estado, para fazer uma radiografia das condições de vida destas comunidades.

Carlos Eduardo Trindade, subsecretário de política para comunidades tradicionais da Secretaria Especial de Política para Promoção da Igualdade Racial (Seppir), esteve presente à reunião e fez um balanço das ações do governo federal junto às comunidades quilombolas.

Estiveram também representados os deputados Simão Pedro (PT), Renato Simões (PT) e Beth Sahão (PT), bem como a Funasa e a Coordenação Nacional dos Quilombos.

Para Hamilton Pereira, o objetivo do encontro foi estreitar o relacionamento com os remanescentes de quilombos e favorecer a interlocução das comunidades com o Legislativo e os governos federal e estadual. "É fundamental que possamos articular várias instâncias e garantir qualidade de vida a estas comunidades. Para isto, é imperativo conseguir a titularidade da terra e levar a elas programas de agricultura familiar, saneamento básico, educação, cultura, saúde e moradia", afirmou Hamilton.

A necessidade de maior integração entre as comunidades negras urbanas e os remanescentes dos quilombolas também foi frisado na reunião.

O subsecretário Trindade destacou que é necessário que as 66 comunidades estaduais, que reúnem aproximadamente 10.500 moradores, estejam articuladas para exigir ações dos governos que garantam infra-estrutura para o desenvolvimento e perpetuação das comunidades nos locais onde elas estão estabelecidas. "A luta pela regularização fundiária é de todos e as comunidades precisam estar mobilizadas. Também é necessário que possamos garantir a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, que tem um capítulo específico sobre a questão das comunidades remanescentes dos quilombos."

alesp