Deputado diz que desmoronamento no metrô começou com a queda do túnel


17/01/2007 16:27

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Morando metro 3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Morando metro 6.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Orlando Morando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Morando metro 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Morando metro 4.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Morando metro 7.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Desmoronamento das obras do metrô - linha amarela<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Morando metro 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Morando metro 5.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Acompanhei pela imprensa que o desmoronamento iniciou pelo poço de acesso ao túnel, porém, quando cheguei no local observei que o desmoronamento iniciou pelo túnel e depois atingiu o poço", disse o deputado Orlando Morando (PSDB), vice-presidente da Comissão de Serviços e Obras Públicas da Assembléia Legislativa, que vistoriou na terça-feira, 16/1, o local onde ocorreu o acidente nas obras da linha 4 " Amarela do metrô. Na ocasião, o deputado, acompanhado de um engenheiro e do gerente do Metrô, desceu no buraco para avaliar a gravidade do ocorrido, quando se surpreendeu ao saber que o acidente teve início com a queda do túnel e não com o desmoronamento do poço, como divulgado pela imprensa.

"O fato é mais grave e preocupante do que imaginei. Precisamos de laudos que nos garantam que os demais trechos do metrô construídos estejam seguros contra outros desabamentos, uma vez que o que desabou foi o túnel", declarou Orlando Morando.

Durante a visita, o deputado conversou ao telefone com o presidente do Metrô, que aceitou o convite para comparecer a uma reunião com todos os membros da comissão de Serviços e Obras Públicas na Assembléia Legislativa. "O que vamos pedir são laudos que garantam a segurança do restante das obras. Na próxima semana, vamos agendar a reunião e cobrar do Consórcio Via Amarela que nos apresente laudos comprovando a segurança dos trechos construídos, já que o problema aparentemente foi no túnel. O presidente do Metrô está à disposição para esclarecimentos, mas precisamos de um representante do consórcio", concluiu Orlando Morando.

O deputado aguarda a volta dos trabalhos na Assembléia, em 22/1, para agendar com a comissão uma reunião com o presidente do Metrô e representantes do Consórcio Via Amarela.

omorando@al.sp.gov.br

alesp