Lançamento de livro encerra comemorações da imigração japonesa


11/03/2009 21:10

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/NIKKEISPRES LIVRO0115ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Encerramento das comemorações do centenário da imigração japonesa no Parlamento paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/NIKKEIS TODOS0162ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lançamento do livro Os Nikkeis na Assembleia Legislativa de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/NIKKEIS 0057ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o lançamento do livro Os Nikkeis na Assembleia Legislativa de São Paulo, nesta terça-feira, 10/3, foram oficialmente encerradas as comemorações do centenário da imigração japonesa no Parlamento paulista.

Na abertura do evento, o diretor da Divisão de Acervo Histórico da Assembleia e coordenador do livro, Carlos Alberto Ungaretti Dias, falou que a obra foi dividida em duas partes: a primeira abrange o período anterior a 1951, ano em que foi eleito Yukishigue Tamura, o primeiro deputado nikkei (a palavra significava emigrante, mas adquiriu um novo significado, passando a se referir aos descendentes de japoneses nascidos no exterior); e a segunda, que cobre a atuação dos 22 deputados de origem japonesa e que compreende o período que vai de 1951 até hoje.

Perguntado sobre o período de 2003 a 2008 em que a colônia japonesa não teve nenhum representante na Assembleia, Dias diagnosticou que os descendentes de japoneses atingiram uma "absoluta integração" com o povo brasileiro a ponto de votar em quem tem as melhores propostas, independente da origem.

Foram homenageados os deputados nikkeis que compareceram e, em sua falta, seus familiares. Todos receberam um exemplar do livro como presente da Comissão para Comemoração do Centenário.

Em sua fala, o coordenador da comissão, Samuel Moreira, fez um histórico dos vários eventos alusivos ao centenário e falou que as comemorações foram uma excelente oportunidade para refletirmos sobre a nossa convivência com a colônia. "É impossível imaginar o Brasil sem os imigrantes japoneses e seus descendentes".

No encerramento, o presidente Vaz de Lima lembrou a importância da colaboração que os nikkeis têm dado ao Parlamento, em particular, e ao povo como um todo. Vaz de Lima fez questão de prestar homenagem a todos os deputados nikkeis relembrando, como exemplo, a vida política de Paulo Kobayashi (falecido em 2005).

alesp