CPI do transporte ferroviário vota relatório nesta quinta-feira, 25/3
A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a situação do transporte ferroviário no Estado de São Paulo vai votar nesta quinta-feira, 25/3, seu relatório final. A decisão foi tomada em reunião desta quarta-feira, 24/3, um dia depois de ter sido ouvido Bernardo Figueiredo, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), principalmente sobre denúncias de sucateamento e venda de material ferroviário a empresas de reciclagem de ferro velho pela empresa ALL Logística, uma das concessionárias de ferrovia em São Paulo. Figueiredo foi ouvido por meio de videoconferência. Ele havia faltado a convocações anteriores feitas pela CPI e já estava sujeito a medidas coercitivas.
Vinícius Camarinha (PSB), presidente da comissão, deu conhecimento aos membros de três liminares obtidas na Justiça paulista pelos presidentes do Funcef (Fundação dos Economiários Federais), Petros (Fundo de Pensão dos Funcionários da Petrobras), e Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil), garantindo que os três convocados não precisem comparecer à CPI. A ALL Logística, da qual os fundos são acionistas, também obteve liminar na Justiça para que seu presidente, Bernardo Hess, não viesse depor à comissão. Camarinha atentou para a coincidência de que os todos os mandados, tanto da ALL quanto dos fundos, foram impetrados através do mesmo escritório de advocacia.
O relator da CPI, deputado Mauro Bragato (PSDB), que, como os demais membros da comissão, lamentou a atitude do Judiciário no caso das liminares que impediram os depoimentos, afirmou que o fato mais grave apurado na investigação é mesmo a ação da ALL Logística: "Temos elementos suficientes para dizer ao Brasil que a ALL não é bem vinda ao Estado de São Paulo". Camarinha, por sua vez, disse que a CPI fez tudo o que estava ao seu alcance: "Saímos com o sentimento do dever cumprido".
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições