Reintegração da Apae de Martinópolis ao SUS


02/02/2010 17:00

Compartilhar:

 Ricardo Toledo, Ed Thomas e Jesus Martin <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/EDTHOMASAPAEMARTIN.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Apae de Martinópolis realiza atendimento a 107 pacientes do município, de Indiana e de Caiabu. É especializada em síndrome de Down, encefalopatia crônica não progressiva, deficência intelectual, deficiência auditiva, síndrome de West, síndrome de Angelmann, síndrome do X-frágil, autismo, atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor, hidrocefalia e demais transtornos não diagnosticados, lisencefalia, microcefalia, deficiências múltiplas, síndrome Sotto e síndrome de alcoolismo fetal. Devido à carência do município, a Apae passou a assistir pessoas fora de seu âmbito escolar. É a única instituição no município que presta serviços às pessoas com as deficiências descritas gratuitamente. Esses atendimentos são subsidiados pelo SUS, através do convênio firmado pela Portaria 1.635, de 2002, mas a Apae teve seu repasse financeiro suspenso porque, de abril a julho de 2008, a entidade não realizava esses atendimentos.

O deputado Ed Thomas (PSB) foi procurado pela entidade, que necessitava de auxílio técnico na elaboração do processo de reintegração ao convênio, para que pudesse voltar a receber. A Apae foi reintegrada ao convênio e os atendimentos continuarão a ser realizados, o que deixou o deputado satisfeito e muito feliz com essa conquista. "Trata-se de uma causa tão especial e importante de uma entidade de nossa região. E como idealizador da Frente Parlamentar em Defesa das Apaes, tenho promovido ações no sentido de que estas entidades tenham realmente suas aspirações concretizadas, seja através da liberação de recursos ou soluções de situações até então tidas como insolúveis", ressalta o deputado.

edthomas@al.sp.gov.br

Ricardo Toledo, Ed Thomas e Jesus Martin

alesp