Arquiteto Adolpho Rubio Morales


14/10/2011 18:44

Compartilhar:

Projeto do arquiteto Adolpho Rubio Morales para o plenário Juscelino Kubitschek da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/acervohistorico1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mezanino lateral do Hall monumental da Alesp <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/acervohistorico2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Adolpho Rubio Morales nasceu na cidade de Chavantes, Estado de São Paulo, em 12 de janeiro de 1924, filho de José Rubio Medina e de Maria Isabel Morales Villa, imigrantes espanhois.

Ainda jovem veio estudar no colégio Bandeirantes, na capital paulista, onde concluiu o curso ginasial. Após realizar os estudos regulamentares, foi para o Rio de Janeiro, onde cursou a Faculdade de Arquitetura e Belas Artes da então capital federal do Brasil. Formado arquiteto, retornou a São Paulo, onde abriu seu escritorio.

Em 1956, no governo do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, quando foi decidida a transferência da capital do país para o Planalto Central, o Instituto dos Arquitetos do Brasil sugeriu à companhia responsável pela construção de Brasília, a Novacap, que promovesse um concurso público para a escolha do profissional responsável pelo planejamento da nova capital. Apresentaram-se 26 equipes concorrentes, e dessas, uma dúzia foram merecedoras de análise. Uma comissão julgadora estava integrada pelos arquitetos Willian Holford, André Sive, Stamo Papadocki, Oscar Niemayer e Paulo Antunes Ribeiro, além do engenheiro Luiz Barbosa, sob a presidência de Israel Pinheiro, presidente da Novacap. O vencedor foi o arquiteto Lúcio Costa. Entre aqueles que participaram do concurso e teve seu trabalho classificado estava Adolpho Rubio Morales.

No início dos anos 60, o então presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Roberto Costa de Abreu Sodré, após constatar que o então prédio da Assembleia, no Parque D. Pedro 2º, estava acanhado para os trabalhos do Poder Legislativo, resolveu abrir um concurso público para a escolha do projeto da nova sede do Legislativo paulista, e o vencedor foi o de autoria de Adolpho Rubio Morales e Fabio Kok de Sá Moreira.

Por decreto do governador Carlos Alberto de Carvalho Pinto, de 28 de dezembro de 1960, o governo do Estado destinou um terreno no bairro de Vila Mariana, hoje considerado parque do Ibirapuera, de aproximadamente 30 mil m², para a construção do novo prédio da Assembleia de São Paulo.

Após permancer durante 21 anos no velho prédio do Palácio das Indústrias, no Parque D. Pedro 2º, no centro de São Paulo, o novo Palácio 9 de Julho foi solenemente inaugurado no aniversário da capital paulista em 25 de janeiro de 1968, no parque do Ibirapuera, após quase sete anos de obras. De concepção moderna, de bloco único, ocupando uma área 36 mil m² em sete pavimentos, o prédio da Alesp é hoje um dos cartões postais de São Paulo.

Rubio Morales, em colaboração com o arquiteto Eduardo Corona, projetou também, em 1961, o edíficio sede da Rádio e Televisão Bandeirantes, no bairro do Morumbi. Outra obra de sua autoria foi o primeiro prédio do Hospital Santa Catarina, na avenida Paulista.

Seu filho Ricardo, também arquiteto, lembra que os dois trabalhos que Adolpho Rubio Morales tinha o maior orgulho na sua longa carreira na arquitetura eram o hotel Guarani, localizado na cidade de Assunção, no Paraguai, e o edificio sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Foi casado com Edla Morales com quem teve três filhos: Marta, Ricardo e Claudia.

O arquiteto Adolpho Rubio Morales, faleceu aos 87 anos de idade, na noite da quinta feira, 13/10, no Hospital Sancta Maggiore, no bairro paulistano da Liberdade, e seu corpo foi cremado na tarde desta sexta feira, 14/10, no cemitério de Vila Alpina, em São Paulo.



*Antônio Sérgio Ribeiro, advogado e pesquisador, é diretor do Departamento de Documentação e Informação da Assembleia.

alesp