Comissão inicia primeira reunião sobre o orçamento/2006

Audiência Pública em Itapeva
08/08/2005 12:12

Compartilhar:

Igreja matriz de Itapeva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/DSCF0007.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, José Caldini Crespo, fez a abertura nesta manhã, na Câmara Municipal de Itapeva, da primeira de uma série de 43 audiências públicas que a Assembléia Legislativa vai promover no Estado para debater o orçamento anual.

Segundo o deputado, é a primeira vez que o Legislativo paulista tem a iniciativa de ouvir a população em suas próprias cidades.

Na abertura do encontro, houve a apresentação de um vídeo explicativo sobre a peça orçamentária. O deputado destacou a importância de a população apresentar sugestões que possam melhorar a qualidade de vida.

Itapeva

A cidade de Itapeva localiza-se no sudoeste paulista e é o segundo município do Estado em extensão territorial, com 1.827 km2, compreendida por duas importantes bacias hidrográficas, a do Paranapanema e a do Ribeira. Sua economia está fundamentada na indústria de cimento e na agropecuária.

Administrada pelo prefeito Luiz Antonio Cavani (PT), a cidade conta com aproximadamente 83 mil habitantes, segundo o censo de 2000. Dista 300 km da capital do Estado.

Fundada em 1766, por Antonio Furquim Pedroso, numa paragem denominada Faxina, às margens do rio Apiaí-Guaçu. Era uma aldeia de índios catequizados, que servia de entreposto para tropeiros que faziam a rota do sul do país rumo a São Paulo e Rio de Janeiro, a primeira regular a ligar os campos do sul às demais regiões do Brasil-Colônia.

A região começou a ser desbravada em 1560, segundo registros sobre a descoberta de minas de ouro e prata. Com a descoberta de minas mais rentáveis em Goiás, Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso, Itapeva voltou-se à exploração de sua maior riqueza natural, o calcário.

A partir de 1950 passou a receber instalações de importantes empresas do ramo de cimento, como a Portland.

alesp