Seminário discute reforma tributária
Por iniciativa do deputado Vítor Sapienza (PPS) e com a participação do deputado federal Arnaldo Jardim (PPS/SP), realizou-se na noite desta quinta-feira, 10/4, o terceiro encontro para a discussão da reforma tributária (PEC 233), proposta que altera vários dispositivos constitucionais para ajustes na estrutura tributária.
Sapienza destacou que uma reforma tributária bem feita vale mais do que qualquer Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Em seguida, ele convidou Arnaldo Jardim para falar da importância da participação da sociedade civil nas reformas constitucionais.
O deputado federal agradeceu a presença de todos e disse que a participação da Fiesp na discussão da PEC 233 é tão importante quanto foi na época em que articulou as manifestações pelo fim da CPMF. "A Fiesp pode fazer indicações de pontos que venham a ser prejudiciais para as empresas e, conseqüentemente, para a economia", avaliou Jardim.
Para detalhar as modificações propostas pela reforma foi convidado o consultor jurídico da Fiesp, Elcio Honda, que falou sobre o exagero que é o percentual da cobrança de impostos no Brasil, cerca de 37% do Produto Interno Bruto. Honda disse também que o Brasil foi eleito por um organismo da ONU como campeão de tempo gasto em cumprimento de obrigações fiscais, graças à extrema complexidade da legislação tributária brasileira.
O consultor jurídico da Fiesp disse ainda que há boas bandeiras na proposta do governo com as quais concorda, mas que há sérios riscos também, pois alguns textos de novos tributos, que substituem anteriores, chegam a ferir princípios constitucionais. Após explicar isso, Honda passou a responder dúvidas dos presentes sobre cumulatividade de impostos e princípio de transparência, entre outros assuntos.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações