Seminário de certificação da cachaça, em Palmital


16/04/2008 20:41

Compartilhar:

Mauro Bragato conduz seminário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/BRAGATO CERTIFICACAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Mauro Bragato (PSDB) e o prefeito de Palmital, Reinaldo Custódio da Silva, organizaram na semana passada o seminário A certificação da produção de cachaça para exportação. A intenção do parlamentar, ao organizar o evento foi colocar em discussão as novas exigências científicas e tecnológicas ligadas ao planejamento e ao desenvolvimento econômico do Estado.

Mauro Bragato afirmou que as perspectivas de desenvolvimento dependem cada vez mais de uma ativa participação junto à iniciativa privada, aos órgãos técnicos do Estado e dos centros de pesquisa. "São os novos patamares da investigação científica e tecnológica que abrirão perspectivas ao desenvolvimento econômico em nossas regiões", afirmou.

Palmital responde, hoje, pela produção de cerca de 100 milhões de litros de cachaça por ano. A quase totalidade da produção é vendida aos grandes engarrafadores que padronizam a produção para venda no mercado nacional. Entretanto, diversas iniciativas locais propiciam a produção para o mercado local e regional. Daí o interesse pelos informes técnicos da equipe do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), presente ao encontro.

Segundo Mauro Bragato, a parceria e a presença do Ipem na Média Sorocabana abrirão, em curto espaço de tempo, novas perspectivas para incorporação de progresso técnico na produção de aguardente na região, gerando emprego e renda.

Participaram do seminário, além de Bragato e do prefeito de Palmital, o superintendente do Ipem, Antônio Lourenço Pancieri, e sua equipe técnica: o chefe de gabinete, Oswaldo Alves Ferreira Junior, o responsável pelo Organismo Certificador, José Fábio de Campos, e João Carlos de Lima, diretor de Metrologia Legal.

Estiveram presentes ainda produtores de aguardente da região, engenheiros agrônomos e técnicos na área agrícola, gerentes de incubadoras de empresas, além dos prefeitos de Cândido Mota, Carlos Roberto Bueno, de Platina, Donisete Lima, e o representante do prefeito de Tarumã, Fernando Manoel da Silva.



mbragato@al.sp.gov.br

alesp