Ato oficializa a verba de 1,5 milhão para Maternidade de Vicente de Carvalho


07/11/2007 18:10

Compartilhar:


A cidade de Guarujá terá, até o primeiro trimestre de 2008, a Maternidade de Vicente de Carvalho totalmente equipada e em pleno funcionamento. A liberação da importância será formalizada com a assinatura de documentação, em 8/11, às 10h30, em ato que com a presença da deputada estadual Haifa Madi (PDT) e do diretor regional de Saúde, Gilberto Simão Elias, na sede da DIR-19, em Santos.

A iniciativa é fruto de um trabalho da deputada estadual Haifa Madi, que conseguiu com o governo do Estado a liberação de uma emenda parlamentar no orçamento do Estado, no valor de R$ 1,5 milhão para equipar a unidade.

A deputada tomou a iniciativa de investir neste projeto após tomar conhecimento pelo secretário municipal de Saúde de Guarujá, Benjamin Rodriguez Lopez, de que mais de 40% dos leitos do Hospital Santo Amaro, único que atende pelo SUS na cidade são usados para gestantes.

Segundo o prefeito Farid Madi (PDT), a Prefeitura terá até 31 de dezembro para realizar o processo de licitação, complementando parte da verba para terminar a reforma do prédio.

O chefe do Executivo explicou que, no primeiro momento, os médicos da rede serão aproveitados. Depois, poderá haver um novo concurso, buscando especialistas na área. Outra hipótese é viabilizar uma parceria com uma universidade com excelência, que, além de oferecer a mão-de-obra qualificada, seria a co-gestora do complexo.

Inicialmente, a Maternidade terá capacidade para 50 leitos e poderá realizar de 400 a 500 partos por ano, além de exames e cirurgias ginecológicas.

Além do Pronto-Socorro e da Maternidade, o Complexo Hospitalar de Vicente de Carvalho contará com o Hospital de Saúde da Mulher, com programas específicos para combater a gravidez na adolescência, os cânceres de mama e de útero " principais causas da mortalidade feminina ", além de uma Unidade Dia da Mulher, equipada com um mamógrafo e ultra-som, possibilitando que a mulher faça todos os exames preventivos em um dia.

alesp