Comissão debate situação dos institutos de pesquisa


12/11/2003 20:45

Compartilhar:

Reunião da Comissão de Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia da Assembléia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Cultura1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

A Comissão de Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia da Assembléia, presidida por Célia Leão (PSDB), realizou na tarde desta quarta-feira, 12/11, debate sobre a situação dos Institutos de Pesquisa do Estado de São Paulo.

Para o deputado Simão Pedro (PT), que solicitou a realização do debate, esses institutos enfrentam dificuldades devido à falta de incentivo dos governos e às alterações na legislação. O parlamentar ressaltou a importância do trabalho dos pesquisadores: "Quando era professor universitário, visitei o Instituto Agronômico de Campinas e fiquei impressionado com a criatividade dos pesquisadores para dar continuidade aos seus trabalhos", declarou, numa alusão à falta de recursos.

Para Jonas Donizete (PSB), que por três vezes consecutivas foi presidente da Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Campinas, "os políticos têm a obrigação de esclarecer a população sobre a importância do trabalho dos pesquisadores". O deputado Vicente Cândido (PT) enfatizou a necessidade de se priorizar a educação, a ciência e a tecnologia, "do contrário, não haverá crescimento".

Legislação X Pesquisa

A presidente da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado, Márcia Rebouças, relatou as dificuldades dos institutos em dar continuidade aos trabalhos acadêmicos, sobretudo o Instituto Biológico do Estado, onde é pesquisadora.

De acordo com Márcia Rebouças, se não houver alteração na legislação os institutos de pesquisas não terão condições de prestar um bom serviço à sociedade. Segundo ela, isso se deve à redução significativa das dotações orçamentárias do Estado - que deve ser maior em 2004 - e à restrição para se contratar novos profissionais.

A pesquisadora, que defende a idéia de que os institutos devem ser independentes em suas áreas, sugeriu à comissão a constituição de um grupo de trabalho para verificar qual é a real situação das instituições de pesquisa do Estado.

Também participaram da reunião o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa e Tecnologia do Estado, David Cecchetti, e o diretor técnico do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, Francisco Emílio Nigro.

alesp