As paisagens de Antônio Carlos Roma vibram de uma serena música campestre

Emanuel von Lauenstein Massarani
12/11/2003 14:00

Compartilhar:

Obra Carro-de-boi na paisagem <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/CarroDeBoi.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antônio Carlos Roma<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/AntonioRoma.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Antônio Carlos Roma pinta há somente dois anos. Apaixonado pelo campo de sua terra natal, dele capta a graça e as cores, transfigura-o em suas telas, acrescentando um toque de poesia, resultado de sua natureza contemplativa. O grau com que o artista consegue traduzir esse fascínio pelas cores da natureza é índice de validade do seu pintar sincero.

Suas tonalidades são delicadas em síntese de forma e de cores. As paisagens que o inspiram aparecem encantadas, imersas numa áurea de poesia, às vezes carregada de acentos líricos, às vezes elegíacos.

Trata-se de um pintor que sabe ler no grande vocabulário da natureza e sabe escolher as palavras que melhor respondem ao seu temperamento, apropriando-as às sugestões de paisagens e às solicitações de imagens líricas.

Ele não busca longe o que vê sob seus olhos e celebra, assim, a beleza e o encanto de sua terra natal. Em suas obras está presente uma participação lírica que tudo faz vibrar de serena música campestre. Enfim, Roma é um pintor simples, sem sofisticações intelectuais, que está se preparando tecnicamente e há anos persegue os seus sonhos, vivendo também artisticamente em contato com a natureza.

Na obra Carro-de-boi na paisagem, doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, cada particular é um elemento de contemplação. No abandono consciente e participante dos verdes em seus diversos matizes, do vermelho da terra, da melodia estridente do carro-de-boi, ouve-se também a voz das árvores.

O artista

Roma - pseudônimo artístico de Antônio Carlos Roma - nasceu em 1958, em São José do Rio Preto, SP. Após seus estudos secundários, formou-se em direito pela faculdade de sua cidade natal.

Transferiu residência para Votuporanga, onde exerce suas atividades profissionais. Há cerca de dois anos freqüenta curso de pintura óleo sobre tela com o professor e artista Jaasiel Valzacchi.

Nesses dois anos participou de exposições na Galeria da Associação Votuporanguense de Artistas plásticos (Avap), no Espaço Cultural da Caixa Econômica Federal, no Centro Cultural da Feira de Agropecuária de Votuporanga e na Fundação Educacional de Votuporanga.

Suas obras encontram-se nos acervos artísticos da nova Câmara Municipal de Votuporanga e na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

alesp