Argentina deve comprar energia do Brasil, afirma ministra


24/03/2004 20:15

Compartilhar:

Ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Dilma close.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da redação

A situação econômica difícil por que vem passando a Argentina deve se agravar com a falta de gás natural. Explica-se: uma grande parte da energia consumida no país é proveniente de usinas termoelétricas a gás. Desde sexta-feira, representantes do setor elétrico brasileiro estão em tratativas com o país vizinho para acertar a compra de energia elétrica.

A informação foi dada pela Ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, em entrevista coletiva fornecida após sua participação no seminário desta Quarta-feira, 24/3, da 1ª Semana de Energia e Cidadania, promovida pela Assembléia Legislativa.

Para Dilma Rousseff, é preciso também acertar detalhes técnicos. O Brasil e a Argentina têm duas linhas de transmissão de energia elétrica ligando os países. É possível transmitir uma média de 300 megavatts, podendo alcançar 500 megavatts no horário de pico. Um dos problemas técnicos, segundo a ministra, será a capacidade de captação e distribuição do lado argentino, mas os estudos para solucionar a questão já estão em andamento.

Outro país vizinho que deve comprar energia do Brasil é o Uruguai. A crise argentina também prejudica o setor energético uruguaio, que é consumidor. Incompatibilidades técnicas hoje impedem a exportação de mais de 70 megavatts, mas a solução também vem sendo estudada.

alesp