Frentes discutem estratégias para estimular o turismo fluvial


19/08/2011 11:25

Compartilhar:

João Caramez preside reunião das frentes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/CARAMEZFLUVIAL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Estratégias para o desenvolvimento do turismo fluvial paulista foram tema de discussão na quarta-feira, 17/8, na Assembleia Legislativa de São Paulo. Iniciativa das Frentes Parlamentares das Hidrovias, coordenada pelo deputado João Caramez (PSDB), e de Apoio ao Turismo, coordenada pela deputada Célia Leão (PSDB), a reunião contou com as presenças do secretário de Estado de Turismo, Márcio França, do diretor do Departamento Hidroviário da Secretaria de Logística e Transportes, Casemiro Tércio de Carvalho, e do deputado federal Mendes Thame (PSDB/SP).

No encontro foram abordadas as novas perspectivas para a interiorização do turismo pela Hidrovia Tietê-Paraná com a apresentação de propostas para a elaboração de um Plano Estadual de Turismo Fluvial. "Em São Paulo, há dezenas de municípios margeados pelo rio Tietê que poderiam ter uma fonte geradora de emprego e renda por meio do turismo fluvial. O objetivo principal do encontro é iniciar a formatação de um plano de trabalho que estimule a exploração do turismo na hidrovia Tietê-Paraná, garantindo o uso múltiplo de recursos hídricos e o desenvolvimento das cidades", citou Caramez.

"Vocês vão orientar a secretaria nas ações referentes ao turismo fluvial", disse França. Segundo ele, o Estado criará um circuito turístico em barcos que seguirá os mesmos padrões do Roda SP, projeto do governador que oferece um circuito turístico com linhas de ônibus.

Uma comissão ficará responsável pela reunião das propostas para subsidiar um plano básico de ações para o desenvolvimento do turismo fluvial no Estado.



jcaramez@al.sp.gov.br

alesp