Parlamento Jovem - Educação elege presidente


22/11/2002 14:11

Compartilhar:

Deputado jovem Diego Antônio Milão, eleito presidente com 56 votos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Pres221102.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

O Partido da Educação elegeu a maior bancada - pelo quarto ano consecutivo - e o presidente da 4a. Legislatura do Parlamento Jovem, instalada na manhã desta sexta-feira, 22/11, pelo presidente da Assembléia Legislativa, Walter Feldman.

"O Parlamento Jovem abre para nós as portas do estranho mundo da política, o combustível que move os países", disse com eloqüência o deputado jovem Diego Antônio Milão, eleito com 56 votos, em segundo turno.

Pais, professores e estudantes, com muitas faixas, torcida e animação, lotaram as galerias do plenário Juscelino Kubitschek de Oliveira. A cerimônia de diplomação e posse dos deputados jovens contou também com a presença da secretária da Juventude, Esporte e Lazer, Luciana Temer Castelo Branco, representando o governador Geraldo Alckmin, e dos deputados Vanderlei Macris (ex-presidente da Assembléia em cuja gestão foi implantado o evento), César Callegari e Célia Leão (autores do projeto que resultou na criação do Parlamento Jovem) e Maria Lúcia Prandi (presidente da Comissão de Educação).

Feldman disse que a Assembléia vai discutir uma proposta de estender a iniciativa para os estudantes de ensino médio - atualmente, o Parlamento Jovem só aceita inscrições de estudantes da 5a. à 8a. séries do ensino fundamental. Aos jovens eleitos, ele aconselhou: "Trabalhem com alma e com compreensão".

Águias na Presidência

A disputa acirrada só foi decidida no segundo turno - no primeiro, nenhuma chapa conseguiu o mínimo de 48 votos -, quando dois candidatos do Partido da Educação disputaram a Presidência do Parlamento Jovem. A chapa Unitema, com 16 votos, foi excluída da segunda etapa. A chapa Juventude Cidadã, com 38 votos, perdeu para a chapa Águias, que teve 56 votos.

"Nós escolhemos o nome Águias porque é uma ave que tem visão e perseverança, que é exatamente o que precisamos para ver os problemas do mundo", disse o presidente eleito Diego Antônio Perini Milão, estudante da Escola Estadual Pedro Pedrosa, em Nhandeara. Os demais membros da chapa eleita são: vice-presidente, Quelui Gregório Quintão (Partido da Educação, Capital); 1a. secretária, Aline Cristina Soares Prado (Partido da Educação, Mogi das Cruzes); e 2º secretário, Ronei Inácio Gomes (Partido da Saúde, Biritiba-Mirim).

Na transmissão do cargo, a presidente do Parlamento Jovem 2001, Lídia Baião (Partido do Emprego, Americana), fez um pedido aos novos participantes: "Tudo que aprenderem aqui, sobre a participação do jovem na política, passem para frente, ensinem aos outros que não tiveram a oportunidade de apreender a importância da política".

"O objetivo da nossa candidatura é exatamente transmitir as propostas dos jovens", confirmou Diego Milão.

Força da educação

Antes do início da votação dos projetos, o deputado César Callegari (PSB) ressaltou a importância do Parlamento Jovem para o país. Parabenizou a bancada da Educação - à qual ele se considera especialmente ligado -, setor que segundo ele deve ser prioritário em todos os governos, por sua responsabilidade para o crescimento da nação, sendo portanto prioritária para todos os governos. Comentou a presença significativa das mulheres no parlamento jovem, afirmando-se favorável à visão generosa que as mulheres possuem da sociedade brasileira.

A deputada Célia Leão (PSDB), ao cumprimentar os deputados jovens, destacou que a alegria e o orgulho que eles sentiam devia ser compartilhado com pais e educadores. Vanderlei Macris (PSDB) enfatizou a importância do evento na "formação de uma juventude consciente".

alesp