Parlamento paulista é o primeiro a operar com certificação digital


20/05/2008 17:09

Compartilhar:

Donisete Braga, 1º secretário da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/CERT DIGITAL DONISETE MAC 47.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cerimônia confere certificação digital aos membros da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa de São Paulo.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/CERT DIGITAL MESA MAC 16.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edmir Chedid, 2º secretário da Alesp <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/CERT DIGITAL CHEDID MAC 56.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cartão que habilita a certificação digital <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/CERT DIGITAL CATAO MAC 01.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vaz de Lima, presidente da Alesp <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/CERT DIGITAL VAZ MAC 40.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Donisete Braga, Vaz de Lima, Maria de Fátima Porcaro, Lúcia Maria Dal Médico, Edmir Chedid e Hubert Alquéres <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/CERT DIGITAL MAC 58.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cerimônia realizada na manhã desta terça-feira, 20/5, no Salão Nobre da Presidência, conferiu certificação digital aos membros da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa de São Paulo. Por esta certificação, conferida pela Imprensa Oficial do Estado (Imesp), e que será estendida aos demais parlamentares, chefes de gabinete e diretores da área administrativa, será possível assinar documentos de forma virtual, porém bastante segura.

O presidente Vaz de Lima destacou que o Parlamento paulista é o primeiro a obter essa certificação. Ele classificou a data como histórica, ressaltando que "essa tecnologia agrega novas rotinas ao que há de mais avançado". Ao lado dos deputados Donisete Braga e Edmir Chedid, respectivamente, 1º e 2º secretários da Mesa Diretora, o presidente reafirmou que essa gestão é comprometida na busca de modernização e transparência.

Hubert Alquéres, diretor-presidente da Imesp, entende que "a certificação digital representa uma revolução nas transações via computador, pois ela acaba com a insegurança que reina nessas operações". Ele destacou que essa certificação também é ecologicamente interessante, pois tende a diminuir o uso de papel. Para garantir a segurança, a certificação digital exige que as partes envolvidas apresentem mutuamente suas credenciais.

Embora seja uma identificação virtual, os usuários terão um cartão plástico, nos moldes dos cartões bancários, com dados do titular e um chip eletrônico. Terá, ainda, duas chaves, pública e privada, que garantem o sigilo dos dados, mas permitem que seja compartilhada com terceiros informação protegida por criptografia.

"A transição dos documentos em papel para os virtuais será progressiva, até que os usuários possam se habituar ao novo sistema", afirma Fátima Porcaro, diretora do Departamento de Informática da Assembléia. Ela também informou que os funcionários da Imesp e da CertiSign, empresa de certificação digital, estarão na Assembléia para certificarem, mediante agendamento, os demais usuários desse novo sistema.

alesp