Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Anna Guerra


31/08/2011 08:36

Compartilhar:

A Casa das Três Meninas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/ACASADASTRESMENINASANNAGUERRA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Anna Guerra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/ANNAGUERRA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Anna Guerra é uma artista que não se impõe outros limites se não aqueles que os da própria sensibilidade e os da própria coragem lhe ditam. Usando técnicas tradicionais com espírito moderno, ela cria perspectivas e soluções diversas.

A pintura, mesmo aquela que provém dos modismos do tempo, se ressente do passar dos anos e é condicionada às mutações pessoais e à vida do pintor. Mas é sobretudo condicionada à carga que a artista possui e à necessidade de transmiti-la sempre de uma maneira nova e diversa.

O equilíbrio da densidade cromática na obra de Anna Guerra encontra a mais completa resposta na precisão, na validade do desenho e, em particular, na força de suas figuras. Suas pesquisas não constituem jogos casuais, mas uma análise sobre si mesma e sobre o ambiente em que vive.

Exatamente ao acentuar um elemento que no seu conto atinge a imaginação e a receptividade do observador, a artista nos transmite sua emotividade expressiva e onírica. Fascinada pelos temas de seu Nordeste natal, ela pinta cenas folclóricas ou de rua em que o ser humano é o centro do tema.

Nos quadros de Anna Guerra deve-se dar relevo à natureza vibrante de seu cromatismo e à precisa medida de timbre. A cor, portanto, não é um aparato determinado pela emoção interior, mas sobretudo uma conotação da dimensão humana e da natureza nordestina da pintura.

Na obra "A Casa das Três Meninas", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, o próprio desenho tece e conclui a substância formal da imagem.



A artista

Anna Guerra nasceu no Recife em 1970. Criada no seio de uma família de artistas plásticos e poetas, pinta desde os dez anos de idade. Formou-se em arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco, mas dedica-se profissionalmente à pintura desde 1995.

Entre as diversas exposições individuais e coletivas de que participou, destacam-se: "Arte em Toda Parte", Olinda, PE (2003, 2004 e 2005); "Arte & Companhia", Recife, PE; "Nordestinados", Paço da Alfândega, Recife, PE; "Recife: Os Mistérios da Rua Nova", Recife, PE; "Consulte", São Paulo, SP (2005); "Light Design", Recife, PE; Galeria Spazio Surreale, São Paulo, SP; e Espaço Cultural Candido Portinari, Assembleia Legislativa de São Paulo, SP (2006).

Possui obras em diversas coleções particulares, no Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp