Má conservação pode comprometer acervo de museu no Vale do Paraíba

Salvador Khuriyeh quer verbas para restauração de prédio tombado pelo patrimônio histórico
24/09/2001 16:05

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

No início deste ano, o deputado Salvador Khuriyeh (PSB) enviou ao governo estadual requerimento solicitando informações sobre a possibilidade de se destinar verbas para a restauração do prédio que abriga o Museu Santa Cruz do Paiolinho, em Redenção da Serra, tombado pelo patrimônio histórico. Devido à má condição de conservação do prédio, o acervo ali contido, que inclui obras, artigos da região do Vale do Paraíba, fotos e documentos históricos, pode ter sua integridade comprometida.

A população tem a expectativa de que o Museu Santa Cruz do Paiolinho, criado em 1999, abrigue uma biblioteca para estudantes e um ateliê, o que somente poderia ser realizado com aporte de recursos, garantindo a preservação da memória e a manutenção da identidade do povo vale-paraibano.

A secretaria de Estado da Cultura informou ao deputado Salvador Khuriyeh que o local onde está o Museu Santa Cruz do Paiolinho é tombado pelo patrimônio histórico, está sob o controle da Companhia Energética do Estado de São Paulo (CESP) e é administrado pela prefeitura de Redenção da Serra, sendo da responsabilidade de ambas a manutenção do prédio. Somente na comprovação de impossibilidade econômica da CESP e da administração municipal é que, de acordo com a Secretaria de Estado da Cultura, o poder público arcaria com a restauração.

Para o deputado Salvador Khuriyeh, "é necessário que verbas sejam destinadas ao museu o mais rápido possível, pois um prédio tombado pelo patrimônio histórico deve obter auxílio governamental, a despeito de questiúnculas quanto ao domínio do local em que se encontra".

alesp