Deputado quer debate sobre autogestão no sistema prisional


26/01/2006 17:17

Compartilhar:

Deputado estadual Roberto Alves e Nagashi Furukawa, secretário de Estado da Administração Penitenciária<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ROBERTO ALVESh.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Roberto Alves (PTB) foi recebido em audiência pelo secretário de Estado da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, em São Paulo. Durante o encontro, o deputado falou sobre a necessidade de um amplo debate sobre a implementação da autogestão anunciada pelo secretário no sistema prisional do Estado de São Paulo. "É de extrema urgência que o governo tome medidas para melhorar o sistema prisional, impedindo a fuga de detentos e oferecendo meios de recuperação aos encarcerados", disse Alves.

Roberto Alves protocolou na Assembléia, em 10/1, requerimento de informação à secretaria de Estado da Administração Penitenciária solicitando esclarecimentos sobre o modelo de autogestão a ser implementado nos presídios paulistas. "É necessária uma ampla discussão sobre o sistema de autogestão devido ao alto grau de periculosidade de parte da população presidiária, muitas vezes pertencentes a facções criminosas que agem dentro dos próprios presídios. Como poderemos deixar que os presidiários manipulem gêneros alimentícios e tenham acesso a armas brancas nas cozinhas industriais?" perguntou o deputado petebista.

Nagashi Furukawa argumentou que o sistema de auto-gestão será amplamente estudado pela secretaria e debatido com os poderes que interagem na administração pública. "O requerimento de informação de Roberto Alves demonstra a preocupação do parlamentar com a segurança pública e com a garantia constitucional da defesa direito à vida dos que estão sob a custódia do Estado. Não iremos implementar a autogestão antes de esgotarmos o diálogo para que o programa não coloque em risco os avanços do sistema prisional paulista", garantiu o secretário.

O deputado explanou também o projeto de lei de sua autoria que condiciona a instalação e ampliação de unidades prisionais e unidades da Fundação do Bem Estar do Menor (Febem) à realização de plebiscito popular nos respectivos municípios. "O processo de convencimento entre governo e município não pode ser na base da "canetada". Para implantarmos novos presídios nos municípios, precisamos garantir contrapartidas à população, de forma a garantir a qualidade de vida já estabelecida" afirmou Roberto Alves.

alesp