A espacialidade repleta de emoções e cromatismo da obra de Alegria Patricia

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
31/08/2006 17:40

Compartilhar:

Alegria Patricia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Alegriapatricia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> obra Sem Título, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AlegriaPatriciaobra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cultura, bom gosto, equilíbrio, exata disposição dos vazios e dos plenos são conceitos básicos que Alegria Patricia assimilou e realiza em tons moderníssimos. Os núcleos visuais em sua obra se articulam como os termos de um vocabulário, segundo uma lógica intuitiva e, às vezes, também narrativa.

Utilizando uma temática de pintura espacial mesclada com a geométrica, a artista se encaminha em direção ao abstrato, ou melhor, a uma nova neofiguração. Sua fantasia domina soberana: a cultura liga os elementos e os transporta em direção a um aperfeiçoamento formal e de equilíbrio. A artista está próxima de valores absolutos.

Suas ações pertencem a um mundo de concretizações psíquicas, que equivalem às situações do quotidiano. A inclusão de esquemas geométricos não se subtrai à composição, mas cresce sempre em alguma parte de suas extremidades.

O caminho para uma visualidade mágica do inconsciente e para a firme representação de um fenômeno figurativo se desenvolve gradualmente, mas seguro. Ele permanece todavia aberto, exatamente pela sua tensão dialética interior, pela viva decantação e pela contínua aspiração em se aperfeiçoar com ulteriores êxitos e descobertas.



A preeminência do lirismo é uma característica essencial da arte de Alegria Patrícia. Na obra Sem Título, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a pintora nos comunica suas emoções repletas de cromatismos.



A artista

Alegria Patricia nasceu em Casablanca, Marrocos, em 1960. Filha de diplomata, mudou-se para o Brasil, formando-se em publicidade e propaganda, pela Universidade de Brasília, e em artes plásticas, pela Escola Panamericana de Arte. Recentemente instalou seu ateliê em São Paulo, onde fixou residência.



Entre as exposições realizadas pela artista, destacam-se: Escola Panamericana de Arte e Design (2002); Espaço Cultural da Unicid (Universidade Cidade de São Paulo) e Salão de Arte da Associação Comercial de São Paulo (2003).



Em 2004, foi contratada pela Rede Globo de Televisão para realizar os cenários da novela Celebridades. Possui obras em coleções particulares do Marrocos, da Espanha e do Brasil, além do acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp