Cores acesas e vibrantes refletem o caráter e o espírito de Thomaz Gomide

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
02/05/2006 15:31

Compartilhar:

O artista Thomaz Gomide<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ThomazGomide.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra Flores do Campo, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Thomas Obra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Dotado de um exuberante temperamento artístico, Thomaz Gomide é um pintor irrequieto, tímido e ao mesmo tempo empreendedor que manifesta impaciência e versatilidade. Sua intuição expressiva sente imperiosa a exigência criativa de propor realisticamente sobre a tela composições florais e todo tipo de imagens reais existentes na natureza inimitável e pródiga.

O artista, que adentra decisivamente nos meandros sem limites da arte figurativa, coloca o observador frente a imagens vívidas, de cores vibrantes, idealizadas por uma fantasia cromática que colhe os aspectos mais significativos e exaltantes de uma flora diversificada.

Trata-se de um pintor que opera com enérgico vigor interpretativo, de inconfundível matriz expressionista cujo ardor e entusiasmo são evidentes.

Com uma feliz intuição, ele colhe, nos cenários que a natureza lhe oferece, um dos motivos de maior tensão da própria emoção de artista. Ressonâncias poéticas iluminam a lírica beleza das flores quase sempre envolvidas de um sopro de vento.

O sentido e o respeito da realidade constituem o núcleo central da pesquisa de Thomaz Gomide. Tanto sua espera quanto sua melancolia transmitem a sensação de testemunhar um mundo que pode desaparecer e a certeza que se isso acontecer a nossa vida perderá valores importantes, aliás, insubstituíveis.

Com a introdução de pinceladas seguras, imediatas e encorpadas num contexto evanescente, vale salientar que suas composições são ousadas, agudas e geram movimento.

A imagem se coloca no primeiro plano, de tal modo próxima do observador que chega a alcançar o informal, outras vezes a terceira dimensão se realiza numa prospectiva aérea.

Na obra Flores do Campo, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a pintura de Thomaz Gomide se faz apreciar pela sinceridade que dela emana. E o resultado é uma festa de cores acesas, linhas decisivas e marcantes que refletem a exteriorização de uma visão de seu caráter e de seu espírito.

O ARTISTA

Thomaz Gomide pseudônimo artístico de Thomaz Gomide de Andrade Filho, nasceu em São Paulo,em 1955. Formou-se em Desenho de Comunicação, no IADÊ (1978). Durante mais de 20 anos trabalhou em teatro e dança, dirigindo e realizando coreografias de vários espetáculos. Nas artes plásticas, seguiu cursos com os mestres: Carlos Mazza, Pedro Uroshima, Cássio Machalany, Carlos Perrone, Renato Vieira e Gilson Pedro.

A partir de 1994 participou do movimento Primitivos Urbanos. Nestes últimos dois anos participou de exposições no Espaço Cultural do Center 3 (2004); Galeria New York (Shopping Iguatemi), São Paulo, SP; Espaço Cultural Clube Paulistano, São Paulo, SP; Ateliê de Artes Marcelo Mello. São Paulo, SP; Espaço Cultural Unigolf, São Paulo, SP; Câmara Municipal de Castelo de Vide, Portugal; Galeria Tableau, São Paulo, SP; Centro Cultural da Marinha, São Paulo, SP; Hotel Renaissance, São Paulo, SP (2005) ; Guarujá Mostra Casa, Aktual Design, Guarujá, SP; Centro Cultural do British Council, São Paulo, SP; O ano internacional dos museus, Ministério da Cultura, Brasília, DF (2006).

No quadro das manifestações O ano de Brasil na França, realizadas no ano de 2005, esteve presente em exposições na Galerie Denise Renê, Paris, Galerie Graal, Toulouse, Galerie du Tableau, Maseille.

Um quadro de sua autoria foi escolhido para o cartaz da mostra Artistas Brasileiros em Portugal, com curadoria de Maria dos Anjos.Possui obras em coleções particulares e nos acervos da Embaixada do Brasil em Roma, Itália e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp