Lançada Frente Parlamentar pela Aglomeração Urbana de Jundiaí


29/05/2008 19:34

Compartilhar:

Reunião da  Frente Parlamentar pela Aglomeração Urbana de Jundiaí<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/FRENTE PARLAM AGLOMER PUBL mmy (8).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar pela Aglomeração Urbana de Jundiaí<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/FRENTE PARLAM AGLOMER MESA mmy (22).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jurandir Fernandes, presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/FRENTE PARLAM AGLOMER Jurandyr Fernandes-EMPLASA mmy (1).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com apoio suprapartidário de 39 parlamentares, foi lançada nesta quinta-feira, 29/5, a Frente Parlamentar pela Aglomeração Urbana de Jundiaí, a ser composta pelos municípios de Atibaia, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista.

Coordenadora da Frente, a deputada Vanessa Damo (PV) informou que apresentará indicação ao governador sobre a criação da aglomeração urbana e lembrou que o ex-deputado Ary Fossen, atualmente prefeito de Jundiaí, apresentou proposituras neste sentido em 2001 e 2003. A criação da aglomeração é uma necessidade latente para fortalecer as cidades da região, e deve ser precedida por audiências públicas, disse. A deputada destacou o exemplo positivo do consórcio formado pelas sete cidades do ABC para o desenvolvimento daquela região.

Localizadas entre as regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, fazendo parte da macrometrópole paulista, as oito cidades, já em processo de conurbação, contam com 758 mil habitantes (dados de 2007) que só terão a ganhar com a AU de Jundiaí, afirmou Jurandir Fernandes, presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa). "Cada vez mais temos cidades dependendo umas das outras" falou, citando como exemplo o abastecimento de água e tratamento de esgoto. Fernandes considerou que as cidades já cumprem as regras legais para a formação da aglomeração.

Representando o governador José Serra e Aloysio Nunes Ferreira, secretário da Casa Civil, Jayme Gimenez apoiou a iniciativa de criação da Frente Parlamentar pela Aglomeração Urbana de Jundiaí, e citou sua experiência, quando prefeito de Matão durante o governo Montoro, com a criação de consórcios municipais, primeiramente para fabricar leite de soja. "A união faz a força", completou.

Ricardo dos Santos Antonio, vice-prefeito de Atibaia, considerou a formação da AU de Jundiaí o caminho correto para o desenvolvimento das cidades, e pediu amplas discussões prévias. Luciano Marques, presidente da Câmara Municipal de Várzea Paulista, falando em nome dos vereadores presentes, destacou a importância da mobilização, e afirmou que, entre os investimentos que a região poderá receber, não pode faltar a instalação de uma universidade pública.

Todos os participantes destacaram que a formação da Aglomeração Urbana de Jundiaí irá chamar a atenção dos governos federal e estadual para a região e facilitar investimentos em infra-estrutura e também a integração de serviços de coleta de lixo, saúde e educação, entre outros.

Prestigiaram o evento os deputados Marcos Martins (PT) e Carlos Giannazi (PSOL).

alesp