Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Kena


23/07/2010 17:08

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Mulher flor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/Kena - mulher flor.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Kena<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/Kena.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sofrimento, paixão e intensidade poética nas esculturas de Kena



Empenhada num estreito colóquio com a natureza, Kena demonstra ter alcançado uma excelente maturidade tanto na escultura quanto na pintura. Essa dupla atividade lhe consente completas verificações no estudo do real que se enriquece de conteúdos e formalismos num processo osmótico contínuo.

Valores plásticos concorrem a visualizar, com extrema precisão, os múltiplos "motivos" existenciais que nos dão uma imagem altamente "construída" e interiorizada, analisada através de uma pesquisa imediata e segura.

Sua personalíssima técnica de modelagem repropõe, com variantes subjetivas, aspectos do ser e do que será. Seu gesto é firme, de tal maneira que o conjunto aparece espontâneo e gestual, primitivo ou elaborado ao mesmo tempo, resultando uma obra impressionísta de grande valor criativo.

Predominantemente femininas, suas figuras ou seus casais possuem movimento próprio. Através de expressões e de atitudes parecem estar inseridas no espaço em espasmódica busca de novas dimensões espirituais, mantendo porém uma contínua relação de matéria e de contingente.

Desse dualismo dialético nasce uma tensão emotiva que, ao se sublimar, gera situações diversificadas de sofrimento, paixão e intensidade poética. Da habilidade dessa escultora nascem, com simplicidade, figuras com potência dramática e anotações de clara veia narrativa, às vezes caricatural.

Kena trata argumentos diversos com a mesma sugestão e empenho envolvendo temas humildes e exaltando os da vida cotidiana, silenciosa, embora significativa. Através da obra "Mulher flor", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a artista repropõe a exaltação de Eva no Paraíso cercada da envolvente magia da natureza.



A Artista

Kena, pseudônimo artístico da pintora e escultora Maria Eugênia Pinochet Donoso, nasceu em 1948 na cidade de Talca, no Chile. Formou-se em Arte na Fachhochschule de Colônia, na Alemanha, (1976/1978), sob a direção do professor Burgeff. A partir de 1979, transferiu-se para o Brasil, fixando residência e atelier na cidade de São Carlos, no Estado de São Paulo.

Nesses 30 anos de trabalho artesanal independente construiu seus próprios equipamentos, tais como: fornos à gás e a lenha, e maromba. Para cada um de seus trabalhos de escultura, ela própria prepara a argila e, no caso de peças em serie, trabalha com moldes de gesso.

Na Oficina Regional "Sérgio Buarque de Holanda", em São Carlos, ministrou diversos cursos de arte: modelagem em argila (1991); escultura (1992); cerâmica (1996, 1998 e 2000); aquarela (1997); desenho (1998 e 2000); no SESC de São Carlos, cerâmica (2000); no SESC de Ribeirão Preto, cerâmica (2001); na Universidade Federal de São Carlos, desenho (2001); na Escola de Arquitetura de São Carlos, cerâmica (2002); na Oficina Cultural de Matão, cerâmica (2003); na Oficina Cultural de Ibaté, desenho (2003).



Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas, destacando-se entre elas: IX Salão Limeirense de Arte Contemporânea; Galeria do Conselho Municipal de São Carlos; Galeria do Banco Itaú, São Carlos e XIV Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba (1981); Galeria de Arte do Banco Itaú; Caixa Econômica do Estado de São Paulo; I Encontro Nacional da Mulher, SP; X Salão Ararense de Artes Plásticas; Galeria do SESC, São Carlos e I Salão de Artes Plásticas de Araraquara (1982); Universidade Federal de São Carlos (1983); Galeria SESC, São Carlos e XIII Salão Limeirense de Arte Contemporânea (1986); Galeria SESC, São Carlos e Universidade Federal de São Carlos (1987); Galeria do Spring Palace Hotel, Ribeirão Preto (1988); VIII Salão de Arte Contemporânea - São José do Rio Preto (1989); Centro Cultural da USP, São Carlos e Casa da Cultura, Batatais (1990); São Carlos Clube (1992); Prefeitura Municipal de São Carlos e Casa da Cultura de São Carlos (1993); Bienal do Desenho, São Carlos (1994); Projeto Cidade, São Carlos; Casa da Cultura, São Carlos (1996); "10 Anos de Oficina Sérgio Buarque de Holanda" e no SESC Ribeirão Preto (2000); Galeria Paulo Prado; Bienal De Jaboticabal e Produção do Prato de Cerâmica para o IV Leilão de Pratos do Museu Lasar Segall (2001); Oficina Cultural "Sergio Buarque de Holanda", 30 Anos de Kena em São Carlos e na Aliança Francesa em São Paulo.

Possui obras em inúmeras coleções particulares no Chile, Brasil, França, Alemanha e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo

alesp