Municípios do Alto Tietê organizam-se em frente parlamentar

Balanço 2011 - 1º semestre
14/07/2011 19:40

Compartilhar:

Deputados da Frente Parlamentar em apoio aos Municípios do Alto Tietê<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/altotietedeputados.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alto Tietê <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/altotiete.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Iniciativa colabora com desenvolvimento regional



O lançamento da Frente Parlamentar em apoio aos Municípios do Alto Tietê, proposta pelos deputados André do Prado (PR), Estevam Galvão (DEM), Heroilma Tavares (PTB), José Candido (PT), Luiz Carlos Gondim (PPS) e Alencar Santana (PT), com adesão de mais 21 parlamentares, aconteceu em 14/4, na Secretaria de Cultura de Arujá, com a participação do secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, além de prefeitos, vereadores e representantes de segmentos da sociedade civil.

Estiveram presentes os prefeitos de Arujá, Abel Larini; Biritiba Mirim, Carlos Alberto Taino Júnior; de Ferraz de Vasconcelos, Jorge Abissamra ; de Guararema, Márcio Luiz Alvino de Souza; de Guarulhos, Sebastião de Almeida; de Itaquaquecetuba, Armando Tavares Filho; de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli; de Poá, Francisco Pereira Souza; de Salesópolis, Antônio Adilson de Moraes; de Santa Isabel, Hélio Buscarioli e de Suzano, Marcelo Candido.

De acordo com André do Prado, a Frente é um instrumento de interlocução e reivindicação e que deve reunir todos os Poderes para discutir as principais necessidades e projetos do Alto Tietê. O deputado ressaltou ainda que a frente contará com o apoio do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), que é dirigido pelo prefeito de Arujá, Abel Larini, e da Associação das Câmaras de Vereadores do Alto Tietê (Acat), que tem como presidente o vereador mogiano Mauro Araújo. O anfitrião, prefeito de Arujá, parabenizou os deputados que compõem a Frente, destacando que a iniciativa é hoje é uma das mais promissoras para o desenvolvimento da região.

A região do Alto Tietê é composta pelos municípios localizados no entorno da nascente do Rio Tietê: Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano, com um total de mais de 1,5 milhão de habitantes. O Rio Tietê nasce no município de Salesópolis e percorre parte desses municípios antes de chegar à capital.

O Alto Tietê possui uma produção variada, desde artigos manufaturados até verduras, legumes e flores. Na região também há polos industriais e estâncias turísticas.



Arujá

Com 52% de seu território na área de proteção de mananciais, é conhecida como Cidade Natureza. Está em processo de industrialização, em parte devido à proximidade de Guarulhos, que detém um dos dez maiores parques industriais do país.



Biritiba-Mirim

É servida por diversos rios e tem muitos pontos de mata nativa da Mata Atlântica. Destaque para presença de imigrantes japoneses que atuam no ramo hortifrutigranjeiro.



Ferraz de Vasconcelos

O nome da cidade é uma homenagem póstuma ao profissional da Central do Brasil que ajudou a implantar a estação de trem no município. Foi um dos berços da uva Itália no Brasil.



Guararema

Tem um clima considerado ótimo, muitas belezas naturais e arquitetura histórica. Um dos atrativos da cidade é a Pedra Montada, no Parque Municipal.



Itaquaquecetuba

É uma das cidades mais populosas do Brasil com forte vocação industrial, pela proximidade das rodovias SP-56, SP-66 e Ayrton Senna. Lá se localiza o Parque Ecológico do Tietê.



Mogi das Cruzes

Centro administrativo do Alto Tietê, conta com o cinturão verde, que concentra a maior produção de hortifrutigranjeiros do país. Abriga as universidades Mogi das Cruzes e Brás Cubas e possui grande parque industrial.



Poá

Estância turística, possui a Fonte Áurea, de onde é retirada a Água Mineral Poá, comercializada em todo o país. É um dos municípios com menor território no Estado. A feira Expoá de flores é uma das atrações da cidade.



Salesópolis

A nascente do rio Tietê se localiza no município, protegido por leis de proteção ambiental. Nesta estância turística não são permitidas indústrias. Seu nome é uma homenagem ao presidente Campos Sales. Pela região passava a Rota do Sal, traficado para burlar o monopólio real.



Santa Isabel

Formada indiretamente pela corrida do ouro, no século 18, a cidade possui vocação agrícola, pecuária e avícola. Possui uma população flutuante de 15 mil habitantes nos feriados e fins de semana, atraídas por chácaras e sítios da zona rural da cidade.



Suzano

O nome da cidade também é uma homenagem a um engenheiro da Central do Brasil, Joaquim Suzano Brandão. Possui grandes indústrias, como a Suzano Papel e Celulose, que responde por 45% da arrecadação de ICMS da cidade.

alesp